Presidente da Câmara visita escolas municipais campeãs no IDEB

por Diretoria de Comunicação última modificação 19/09/2018 12h31
Em reconhecimento à dedicação e trabalho de professores e equipe da educação, Rogério Quadros realizou as visitas e parabenizou os profissionais pelos resultados

O presidente da Câmara, Rogério Quadros, visitou escola por escola da lista das 10 melhores colocadas no IDEB do Paraná. No geral Foz do Iguaçu conquistou o primeiro lugar entre os maiores municípios paranaenses, ficando a frente de Londrina, Maringá, Curitiba e Cascavel. Nas visitas o presidente levou pessoalmente o reconhecimento do Poder Legislativo pelo empenho dos diretores, professores e demais profissionais da educação.

Rogério destacou que todos os projetos de interesse da educação estão sendo aprovados em regime de urgência pelos vereadores. Nas conversas com a comunidade escolar, diretores e professores reivindicaram ajuda para algumas escolas, principalmente melhorias na parte estrutural. O relatório sobre a visita foi apresentado nesta terça (18) no plenário do Legislativo para todos os vereadores e para quem acompanhou a sessão pelos canais de divulgação.

“Mais uma vez a educação do município foi destaque a nível estadual. Dez escolas ficaram entre as principais com resultados de excelência na nota. Isso demonstra o trabalho que está sendo realizado pelas escolas com seus professores e suas equipes em um trabalho conjunto”, disse o presidente.

Dedicação e comprometimento

Diante dos resultados, Rogério Quadros citou que não poderia deixar de fazer uma visita às todas as dez escolas que tiraram essa excelente nota no IDEB. “Fomos escola por escola conversar com os diretores e professores para verificar esse trabalho que está sendo desenvolvido. E eu fiquei muito contente por que as professoras falaram que pela primeira vez desde o ano passado elas estão recebendo a visita de vereadores e vereadoras”, comentou.

Segundo ele, o contato foi muito produtivo. “Essas visitas foram em várias regiões da cidade, e uma coisa eu destaco aos senhores, o empenho, a dedicação e o esforço coletivo desses professores e equipes. Vi nos olhos delas aquele amor pela profissão, pelos alunos e pelo trabalho. Isso é muito gratificante. Seja no sol, na chuva, elas estão lá, suas equipes, cada uma com sua atribuição desenvolvendo seu papel”, observou.

Vereadores priorizam projetos da educação

Rogério Quadros destacou o apoio e a prioridade dos vereadores nos assuntos de interesse da educação. “Esta Câmara também contribuiu bastante. Os nobres vereadores, com todos seus projetos na área de educação que foram encaminhados pelo executivo, foram tratados em caráter de urgência e aprovados”, lembrou.

De acordo com o presidente, “um exemplo foi o valor do repasse, que foi dobrado às escolas. Esse repasse, as diretoras possuem autonomia para os pequenos serviços, para equações e melhorias. Isso possibilita mais agilidade na manutenção das escolas”.

14º e 15º salários

Conforme registrou Rogério, os vereadores também aprovaram pagamento de valores, que desde 2013 não tinham sido pagos aos professores como 14º e 15º salários que eles tinham direito em decorrência do resultado do IDEB naquela época. “Só agora que através dessa Câmara foi aprovado o projeto do prefeito e serão pagos aos professores esses valores”, destacou.

Na oportunidade, o presidente ouviu também as reivindicações, em especial necessidades estruturais dos estabelecimentos de ensino. As escolas visitadas são: Benedicto João Cordeiro, localizada no Jardim Tarobá e que conquistou o primeiro lugar; Santa Rita de Cássia, na Vila Pérola; Antônio Gonçalves Dias, no Campos do Iguaçu; Getúlio Vargas, na Vila Adriana; Altair Ferraiz da Silva, o Zizo, no Jardim Ipê; Escola João Paulo I, no Jardim Itamarati; Josinete Holler, na Vila “A”;  Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo; Augusto Werner, na Vila Carimã; e Ademar Marque Curvo, na Vila São Sebastião.

Reformas nas escolas

O líder do prefeito na Câmara, vereador Jeferson Brayner, elogiou a iniciativa. Em relação aos pedidos de melhorias nas escolas, informou que há requerimentos apresentados por vários vereadores para todas as escolas. “É um trabalho sério dos vereadores e do senhor presidente, voltado para a educação, para as crianças e para a cidade. Isso tem sido um trabalho da Câmara Municipal de Foz. Todos empenhados em levar o melhor para a comunidade”, comentou Brayner.

O presidente da Comissão Mista, vereador Tenente-Coronel Jahnke, afirmou que “muito mais do que criticar as gestões anteriores, temos que pensar no que essa gestão do Executivo e Legislativo pode fazer para melhorar. Estamos fazendo bem isso o que o presidente está fazendo e o prefeito Chico também. Com o trabalho desse Legislativo e com o trabalho que o Secretário Fernando (de Souza Lima – da Educação) vem fazendo, por ordem do prefeito municipal, é melhorar esses índices do IDEB ainda mais”.

Clique aqui para mais fotos