Presidente da Câmara de Foz participa de reunião que discute ampliação de leitos no HM e UPA para atendimento de casos de dengue
Os números alarmantes e crescentes de casos de dengue e Chikungunya em Foz do Iguaçu acenderam um alerta, especialmente na pressão que exerce sob o sistema de saúde público do município. Considerando o cenário preocupante, o presidente da Câmara, vereador João Morales (União), participou na manhã deste sábado, 18 de fevereiro, de reunião com gestores da saúde para tomada de providências.
O diálogo aconteceu com Diretor do Hospital Municipal e também gestor das UPAS, André Buriasco; secretária de saúde, Rose Meri da Rosa, técnicos e enfermeiros do sistema. O objetivo foi discutir planejamento e organização dos fluxos para melhor atendimentos dos casos de pacientes com essas enfermidades.
Os gestores da saúde já sinalizaram algumas mudanças, explica o vereador João Morales (União): “ficaram definidas ampliações nos atendimentos, mudanças nas UPAS e futuras alterações no Hospital Municipal para ampliar esses atendimentos. Na UPA João Samek será criada ala da dengue e também deve ocorrer ampliação de leitos no Hospital para atendimento somente desses casos da doença. Lembrando também que esse aumento expressivo no número de casos refere-se também à falta de cuidados nos bairros. Hoje os maiores números de casos estão na Região Sul, no Morumbi e Portal da Foz.
O presidente da Casa reiterou que para além de ampliação de atendimento na área de saúde, é imprescindível que haja uma força tarefa, com ajuda da população, para combater os focos da doença, especialmente nas regiões mais preocupantes.
Na primeira semana de fevereiro deste ano, a prefeitura anunciou que algumas ações como vistorias nas casas e busca ativa por casos sintomáticos de dengue já estavam ocorrendo em algumas regiões da cidade.