Preocupação com pessoas em situação de rua motiva requerimento aprovado na Câmara de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 08/04/2021 12h04

O aumento das pessoas em situação de rua em Foz do Iguaçu foi assunto de debate hoje no Legislativo, durante a sessão ordinária. O tema foi levantado pelo requerimento 111/2021, de autoria do Vereador Alex Meyer (PP), que solicita ao Prefeito informações sobre quais medidas estão sendo adotadas com relação ao aumento de moradores de rua e pedintes nos semáforos do município; quais ações estão sendo planejadas, levando em conta a situação de saúde, moradia e emprego para as pessoas. O requerimento foi aprovado pelos pares e encaminhado ao Executivo.

O vereador Alex Meyer ponderou alguns aspectos que motivaram sua preocupação. “É visível que em nossa cidade percebemos um grande aumento de população de rua, em terrenos baldios, nas praças, nas ruas, em frente aos comércios, o que me deixa de certa forma preocupado. Tenho conhecimento que temos casas de passagem nossa cidade. Então queremos informações sobre o que está sendo feito para que evite o aumento gradativo da população de rua em nossa cidade. É de meu conhecimento que a secretaria de assistência social realiza um trabalho concreto com as pessoas em situação de rua”.

O texto do requerimento pondera que devido à crise econômica agravada pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas perderam seus postos de trabalho, o que impossibilita que arquem com seus custos de moradia, tendo sido obrigadas a viver em situação de rua. “Temos vários equipamentos públicos, coordenados pela secretaria de assistência social, que apoiam essas pessoas. Esse é um tema bastante complexo e delicado, mas precisamos avançar nisso. Sei do grande trabalho que a secretaria de assistência tem feito. Claro que esse momento pandêmico também trouxe uma demanda maior ainda, temos de tratar com cuidado e carinho, são pessoas que precisam de nossa atenção”, ressaltou o vereador Ney Patrício (PSD).

“Visitei alguns espaços que fazem o apoio a essas pessoas. Temos de tentar buscar uma solução para que essas pessoas em situação de rua não passem o dia ociosos. Entendo que é importante buscarmos uma alternativa para isso, que eles tenham uma atividade, uma frente de trabalho, para que ocupem suas mentes e possam ser ressocializadas”, afirmou o vereador Cabo Cassol (Podemos).