Prefeitura responde questionamentos da Câmara sobre serviço de vacinação

por Diretoria de Comunicação última modificação 05/10/2018 13h06
Aumento de efetivo e compra de geladeiras para salas de vacinas estão entre as providências adotadas pelo Executivo para melhorar o serviço
Prefeitura responde questionamentos da Câmara sobre serviço de vacinação

FOTO: PMFI

Saúde pública é tema recorrente nas discussões na Câmara, seja com proposição de projetos que afetam área ou com requerimentos ou indicações no sentido de solucionar problemas apontados por meio de reivindicações da população. E, em um momento do país em que várias doenças que já haviam sido erradicas ou quase não havia mais apontamento de casos, voltam a atingir a população, a preocupação do Legislativo, ao fazer um requerimento ao Executivo, foi em relação a obter informações sobre as vacinas disponíveis à população em Foz do Iguaçu.

No requerimento, o Vereador Celino Fertrin cobrou diversas informações, tais como: quais são as vacinas ofertadas, quais as medidas de conscientização da população que o município vem adotado, onde elas se encontram disponíveis. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da enfermeira do Programa de Imunização respondeu aos questionamentos do parlamentar. Dentre as respostas, a Prefeitura destacou está em curso a compra de novas geladeiras com especificações técnicas para a guarda de imunobiológicos, conforme as recomendações do Ministério da saúde.

Locais e horários

Com relação aos locais em que as vacinas são ofertadas, o Executivo encaminhou tabela com locais e horários anexos e destacou que quando há alterações, o cidadão pode consultar no site: http://www.saudefoz.com.br/SaudeFOZ/Default.aspx.

No ofício em resposta ao Vereador, o executivo afirmou que não tem vacinas “somente onde há falta de recursos humanos, afastamento de servidores por licença, férias e/ou atestados ou quando as vacinadoras responsáveis pelas salas de vacina que monitoram a temperatura em planilha por três vezes ao dia identificam que a geladeira não mantém a temperatura entre 2 graus positivos e 8 graus positivos”. De acordo com ofício, para sanar a deficiência de recursos humanos, de auxiliares e técnicos de enfermagem, está em processo um concurso público com chamamento dos primeiros aprovados e as atividades deles já estariam previstas para início em meados de setembro.

Para atingir as metas, os profissionais da saúde acompanham a campanha nacional de vacinação e “(...) em Foz aproveita-se a campanha para colocar as carteiras de vacinas, das crianças e adultos em dia para todas as vacinas, de forma que podemos aumentar consideravelmente a cobertura global de vacinação com esta estratégia”.