População da Vila C apresenta reivindicações em sessão itinerante da Câmara

por Elaine Macena última modificação 27/06/2024 11h41
Com uma série de demandas, moradores são ouvidos e reclamam de abandono
População da Vila C apresenta reivindicações em sessão itinerante da Câmara

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

Na quarta-feira, 19 de junho, o Centro de Convivência Arnaldo Isidoro de Lima, na Vila C, foi palco da sessão itinerante da Câmara de Foz do Iguaçu. Os moradores da região participaram ativamente, aproveitando a oportunidade para apresentar sugestões, opiniões e reivindicações. Com uma série de demandas, a população reclama de abandono listando problemas como precariedade na iluminação pública e necessidade de melhorias em outros serviços como limpeza pública, manutenção de vias, infraestrutura, segurança e ampliação da rede de esgoto.

Durante a sessão, os moradores usaram a tribuna para expor suas demandas, que serão encaminhadas ao Poder Executivo por meio de proposições coletivas dos vereadores. “Todas reivindicações feitas na sessão serão todas incluídas em documento, uma indicação coletiva de todos os vereadores encaminhada para a prefeitura com essa cobrança em conjunto”, esclareceu o presidente da Câmara, João Morales, após ouvir a comunidade.

Reivindicações

A sessão trouxe diversas questões enfrentadas pela comunidade. Entre os principais pontos levantados estão o concurso da Guarda Municipal, recapeamento da rua Aracaju, taxa de coleta de lixo, saneamento básico, barracão de recicláveis abandonado, iluminação pública, segurança pública, infraestrutura, perturbação do sossego, capela mortuária e apresentação de projetos para ONGs.

Marlene Pereira, presidente da Associação de Moradores da Vila C Velha, expressou sua frustração com o abandono da Capela Mortuária: “Estou aqui mais uma vez fazendo uma cobrança sobre a nossa Capela Mortuária que foi construída e está abandonada. Não passaram para ninguém cuidar. Desde que a gente assumiu a associação já tem quase 2 anos eu venho lutando por essa capela, então a gente espera uma resposta”.

Moacir Gonçalves, morador da Vila C há mais de 35 anos, abordou o problema do serviço de caçambas conhecido como Bota Fora: “Venho aqui para falar a respeito do bota fora, que acredito ser um problema da cidade toda. Os trabalhadores menos favorecidos não têm condições de pagar a taxa (custo de caçamba particular), que é a mesma para qualquer quantidade de entulho. Gostaria de saber se tem algum projeto para ajudar esses trabalhadores que não têm condições de pagar”.

Eneias de Paula, líder comunitário, trouxe à discussão a falta de saneamento básico: “Nossos problemas aqui na Vila C são saneamento básico. Eu moro há 35 anos aqui e desde que vim morar já ouvi falar nesse saneamento. Ocorre que 50% da Vila C tem rede de esgoto somente de um lado da rua, e quem mora na parte de baixo precisa esvaziar a fossa séptica a cada 6 meses. Gostaria de saber se vocês estão fiscalizando ou se sabem desses problemas aqui da Vila C”.

Erivelto Martins da Silva, morador da rua Aracaju, criticou a situação do asfalto: “A rua Aracaju teve o asfalto arruinado após obras de esgoto. Ficamos na esperança de que seria arrumado em conjunto com a prefeitura, mas abandonaram a obra. Um desrespeito total”.

Dolores Nicoletti alertou sobre um barracão de reciclagem abandonado: “Temos um barracão de reciclagem abandonado que está terrível para nós, tem rato, barata. Já peguei dengue duas vezes, as pessoas jogam lixo lá e vão embora, peço por gentileza que tomem uma providência”.

Alisson Diego Zeni pediu melhorias nas praças públicas: “Eu não aguento mais ver as nossas praças públicas mortas, onde poderiam ser utilizadas. Quando você vai nessas praças, você observa que não tem segurança nenhuma e segurança não é só patrulhamento, é também iluminação. A gente não consegue resolver esse problema”.

Resposta à população

Em resposta às reivindicações da população presente, o vereador Kalito Stoeckl protocolou o Requerimento nº 328 de 2024, solicitando ao prefeito informações detalhadas sobre o Concurso Público 01/2024 para Guarda Municipal de 3ª Classe. O pedido busca esclarecer várias questões pendentes que têm gerado grande preocupação entre os candidatos. O vereador Alex Meyer manifestou apoio ao requerimento e se comprometeu a tomar medidas como reunião com o prefeito, comissão dos concurseiros e todas as pessoas responsáveis pelo edital.

Poliana dos Santos Varlett, gerente regional da Sanepar de Foz do Iguaçu, respondeu as reivindicações sobre saneamento básico: “A Sanepar atende 83% da cidade com esgoto e tem como meta 90% até 2027, antecipar essa taxa de 90% de saneamento que seria para 2033. Aqui na Vila C especificamente, vamos reavaliar cada caso e fazer o máximo para atender vocês. A respeito da rua Aracaju, lá nós tivemos que fazer uma intervenção na manutenção da rede de esgoto, fizemos uma melhoria na rede e se ainda tem alguma situação de reposição como foi colocado aqui, nós vamos verificar e adotar de imediato as devidas providências”.

Concurso da GM

Deuziane Costa, universitária, pediu intervenção do Poder Legislativo para resolver os impedimentos no concurso da Guarda Municipal promovido pela prefeitura: “Procuramos o poder legislativo para nos fazer sermos ouvidos, fazer valer o nosso direito na questão do concurso da GM aqui em Foz do Iguaçu”. Reclamou também que o concurso contempla apenas 50 vagas, “sendo que a própria lei 13.022 nos orienta que esse cuidado com a segurança pública, com o cuidado com as pessoas através da guarda municipal vai muito além disso. A comunidade de Foz do Iguaçu vem sofrendo há 20 anos esperando esse concurso”.

MAIS FOTOS DA SESSÃO