Poder Legislativo de Foz do Iguaçu lamenta falecimento do médico e cidadão honorário, Dr. Fava

por Diretoria de Comunicação última modificação 05/09/2022 20h05
Poder Legislativo de Foz do Iguaçu lamenta falecimento do médico e cidadão honorário, Dr. Fava

Foto: Izabelle Ferrari

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu lamenta profundamente o falecimento do médico Antônio Roberto Fava, o Dr. Fava, que foi um dos primeiros ginecologistas e obstetra da cidade. Ele faleceu nesta segunda-feira, 05 de setembro, aos 85 anos, de causas naturais, no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, onde estava internado.

Na Câmara de Vereadores, Doutor Fava recebeu a maior honraria concedida, de Cidadão Honorário do município em 2010, proposta pelo vereador Valdir de Souza Maninho.

Somente em Foz do Iguaçu, o médico realizou cerca de 25 mil partos na época da Santa Casa, além de ter sido voluntário há 10 anos na Pastoral da Criança.

Na oportunidade em que foi congratulado, suas palavras foram: “Na minha redação de vestibular, defini que medicina é a ciência de curar doenças e a arte de curar doentes. Um médico precisa ter caráter, conhecimento científico e sabedoria”. Fava se emocionou ao lembrar dos tempos em que trabalhou na Santa Casa Monsenhor Guilherme, a qual definiu como “minha casa por 40 anos”.

Doutor Fava chegou em Foz em 1966 e se tornou muito conhecido e respeitado por toda sua carreira na área da medicina. Ele era especialista em Clínica Cirúrgica e em Ginecologia e Obstetrícia, tendo em ambas realizado cerca de 35.000 (trinta e cinco mil) Cirurgias e 40.000 (quarenta mil) Partos. Exerceu os cargos de Diretor Clínico, Presidente da Comissão de Ética Médica; exerceu também as funções de médico da LBA. Durante 30 (trinta) anos- Médico da Divisão de Tuberculose do Posto de Saúde do Estado do Paraná, em Foz do Iguaçu. Foi agraciado com Moção de Aplauso pela Assembleia Legislativa do estado e recebeu vários Troféus Imprensa do Paraná como destaque na área médica. Recebeu em São Paulo o Título de Comendador Por Proteção à Vida.

Ele era casado com Jussara Tabajara Fava, com quem teve os filhos nascido em Foz do Iguaçu: Marcelo Fava e Cláudio Roberto Fava.

O velório será realizado, nesta terça, 06, no salão da paróquia São João Batista das 8h as 16h. O sepultamento ocorrerá no cemitério São João Batista.

A Câmara externa os mais sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos enlutados neste momento de dor e consternação.