"Plano Municipal de Mata Atlântica pode abrir novas possibilidades de turismo em Foz", afirma Luciana Ribeiro, coordenadora do Obeamv

por Diretoria de Comunicação última modificação 15/12/2020 19h10

O Programa Câmara Entrevista, da TV Câmara de Foz do Iguaçu, recebeu Luciana Ribeiro, Coordenadora do Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer (OBEAMV). A conversa foi sobre o Plano Municipal de Recuperação e Conservação Mata Atlântica de Foz do Iguaçu (PMMA). Sobre o PMMA, ela afirmou: é um plano diretor pensando na qualidade de vida das pessoas, do solo, da água, vegetação, da existência dos animais. Em Foz ele foi construído ao longo de cinco anos".

Tudo isso abre novas possibilidades de outros tipos de turismo que geram emprego e renda. A partir da implementação do PMMA, outros tipos de turismos podem ser criados também. "O plano é relacionado ao uso e recuperação das áreas. No entanto, muita delas estão em algumas áreas de Foz que tem a ver com corredor turístico. Muitas delas são atualmente de proprietários rurais. Então tem uma série de condições que vão ser estabelecidas conjuntamente entre Poder Público e proprietários. Uma área dessa pode ser uma reserva particular do patrimônio natural. A pessoa pode trabalhar com agroecologia, fazer turismo científico, que é um turismo pouco explorado em Foz do Iguaçu e tem uma quantidade imensa de pessoas no mundo interessadas nesse tipo de turismo. A observação de pássaros e borboletas também é outro tipo de turismo. O turismo rural também pode acontecer nesses lugares, fazendo uma conversa com ecoturismo. Tem uma quantidade enorme de possibilidades, além do turismo de massa, que é o praticado em Foz. Aqui as pessoas olham para o turismo como se existisse uma única possibilidade. Há muitos tipos de turismo e de turistas que não estamos aproveitando. E tem mais a ver com as características da nossa cidade. Isso pode gerar muita renda local: formação de guias, uso de produtos agroecológicos produzidos nesses locais", afirmou Luciana Ribeiro.