Paróquia São João Batista será homenageada pelos 100 anos de existência

por NICHOLAS JULIANO GALVÃO DOS SANTOS última modificação 19/06/2024 13h06
O vereador Ney Patrício propôs e a Câmara aprovou Moção de Aplauso a ser entregue na próxima sexta-feira, dia 21, às 9h
Paróquia São João Batista será homenageada pelos 100 anos de existência

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Paróquia São João Batista de Foz do Iguaçu, a primeira Catedral Católica da região Oeste do Paraná, completa 100 anos de história e será homenageada na Câmara Municipal nesta sexta-feira, 21 de junho, às 9h, por meio da Moção de Aplauso 10/2024, de autoria do vereador Ney Patrício (Podemos). Além da missão católica, ao longo dos anos a Igreja também teve grande participação no serviço social da cidade e atualmente é um cartão postal do Município.

A homenagem do Legislativo busca valorizar a história, cultura e a religiosidade iguaçuense. O propositor, Ney Patrício, convidou a população: “A população está convidada para esse ato especial das diversas comemorações dos 100 anos da Igreja São João Batista de Foz do Iguaçu”. O Bispo Dom Sérgio de Deus Borges, vê a Moção como um “reconhecimento do trabalho realizado em favor do desenvolvimento de todo o município. Esse trabalho bonito que vem sendo feito, essa intercomunicação de todos, crescendo a partir da dimensão própria de cada um no desenvolvimento da pessoa”.

Dentre muitos destaques ao longo do centenário, Dom Sergio lembrou do serviço social da Paróquia marcado na história por personalidades religiosas como o Padre Germano Lauck, que ficou conhecido por suas incontáveis obras de caridade. “As pessoas sempre encontraram nele e aqui na igreja, um lugar para trazer a sua angústia, o seu sofrimento, a sua falta de pão e a falta de saúde. E encontraram no Padre Germano um exemplo de algo muito belo, de toda essa ação social da nossa comunidade desta paróquia”, comentou.