Parlamentares questionam Executivo sobre atendimento de Cmeis em período integral

por Diretoria de Comunicação última modificação 19/02/2021 15h09

Foto: AMN-PMFI

Os Vereadores Jairo Cardoso (DEM), Ney Patrício (PSD) e a Vereadora Yasmin Hachem (MDB) fizeram um requerimento solicitando informações ao Poder Executivo sobre o atendimento em período integral nos Centros Municipais de Educação Infantil. De acordo com a proposição, essa é uma reivindicação de pais que precisam usar o Cmei em período integral, uma vez que necessitam trabalhar em dois períodos do dia.

“A Constituição Federal, em seu art. 7º, XXV, garantiu ao trabalhador o direito à assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até os 5 anos de idade em creches e pré-escolas, possibilitando aos pais trabalharem a fim de garantir o sustento da família. Assim, o requerimento visa efetivar e “tirar do papel” esse direito constitucional dos cidadãos. Ressalta-se, ainda, que muitos pais de crianças pequenas sustentam toda uma família com a renda de seus respectivos trabalhos, e, durante a pandemia, essa situação se agravou ainda mais. Desta maneira, o atendimento em período integral nos Centros Municipais de Educação Infantil facilitaria muito a vida desses trabalhadores, que não têm outra pessoa para supervisionar seus filhos durante o seu horário de trabalho”, ponderou a Vereadora Yasmin Hachem (MDB).

Além disso, o requerimento questiona a quantidade de alunos que estuda em período integral e também se há alguma previsão para que o modelo seja implantado em sua quase totalidade, a fim de sanar essa demanda da população. O Presidente do Legislativo, Ney Patrício (PSD), pontuou "É um problema que está presente na vida de muitas famílias iguaçuenses e se agravou neste momento com a necessidade de os pais e mães ampliarem a jornada de trabalho para recuperar a renda afetada pela pandemia. Por isso, é de extrema importância procurarmos soluções junto ao Executivo para o assunto".

Na mesma linha e raciocínio, o Vereador Jairo Cardoso (DEM), comentou que já havia reconhecido essa demanda da população desde quando atuava como Conselheiro Tutelar. “Essa questão do Cmei em período integral é uma demanda que defendo durante os oito anos que trabalhei como Conselheiro Tutelar. Neste período de pandemia muitas famílias dobram a jornada de trabalho para complementar a renda, então as pessoas acabam precisando do Cmei em tempo integral. As diretrizes nacionais da educação direcionam para o período integral, trazendo dignidade para as famílias e qualidade no ensino para as crianças”, afirmou o Vereador Jairo Cardoso (DEM). O requerimento entra em pauta na sessão desta quinta-feira, 18 de fevereiro, para discussão e votação plenária.