Parlamentar cobra prefeitura sobre filas de espera para a realização de cirurgias de redução de mama

por Diretoria de Comunicação última modificação 02/03/2023 13h56
Questionamento surgiu após uma cidadã se manifestar sobre meses de fila de espera para realização do procedimento

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Usuários do sistema municipal de saúde, pacientes que necessitam realizar cirurgias de redução de mamas relataram falta de médicos para realizar o procedimento, resultando em atrasos e demoras no andamento da fila de espera. Considerando esse cenário e levando em conta que a cirurgia é indicada por diversos motivos de saúde, a Câmara cobrou, via requerimento, aprovado na sessão de hoje, 02 de março, informações ao Executivo sobre o número de pacientes nesta fila de espera.

Indicada para diversas situações, desde dores crônicas nas costas, dermatites abaixo das mamas, assimetrias, entre outras condições, esta cirurgia de redução de mama, também conhecidas como mamoplastia redutora, é um procedimento realizado através da rede pública de saúde, em Foz.

O requerimento 64/2023, do vereador Marcio Rosa (PSD), solicitou ao prefeito de Foz informações no que diz respeito aos números de pacientes que aguardam nesta fila para realização da cirurgia de redução de mama, tal como os dias que os pedidos ingressaram ao sistema. Ainda no que dispõe aos atrasos por falta de médicos para cumprir a agenda de cirurgias, o parlamentar questiona qual a previsão para retomada dos procedimentos, além de levantar questionamentos sobre a existência de repasses do governo destinados à saúde e quais poderiam ser destinados à realização das mamoplastias redutoras no município.

“Uma cidadã que está na posição 214 nos procurou e fomos fazer alguns levantamentos. Essa cirurgia não está sendo realizada. Não existem profissionais, não existem convênios para essa modalidade de procedimento”, apontou Marcio Rosa (PSD), ao defender a necessidade da mamoplastia redutora, complementando: “Esse é um procedimento é necessário porque acarreta em outras patologias, dentre elas problemas de coluna, sobrepeso, inclusive também na esfera psicológica. Essas pessoas às vezes carregam por décadas esse problema e quando decidem fazer esse procedimento, se deparam na falta da prestação desse serviço”.

Durante a discussão da matéria, os vereadores Alex Meyer (PP), líder do Executivo na Casa, comentou a situação da falta de médicos na cidade para cobrir todas as demandas. O Vereador Dr. Freitas (PSD) contextualizou a dificuldade do SUS de dar conta do atendimento de todo sistema na cidade, considerando o cenário fronteiriço.

Marcio Rosa (PSD) também questiona se os Hospitais Padre Germano Lauck e Ministro Costa Cavalcante possuem conhecimentos e habilitações necessárias para realizar tais procedimentos; se sim, por que não há convênios da rede com os mesmos, visando agilizar as demandas. O requerimento foi aprovado e será encaminhado ao Executivo, do qual fica aguardando retorno oficial.

CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS DA SESSÃO