Parcerias com participação da Câmara disponibilizam R$ 11,6 milhões para incentivo aos pequenos negócios

por Diretoria de Comunicação última modificação 23/08/2018 14h07
Empréstimos podem ser solicitados por meio do Banco do Empreendedor

Nesta quinta-feira (23) a Prefeitura Municipal, juntamente com a Garantioeste, Sicoob e Banco do Empreendedor assinaram um convênio que irá garantir uma linha de crédito no valor de R$ 11,6 milhões para micro e pequenos empreendedores e MEIs (Microempreendedores Individuais) que desejam investir em Foz do Iguaçu.

A assinatura do termo foi realizada no Banco do Empreendedor e contou com a participação de vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e parceiros que contribuíram para esse importante avanço no setor econômico do município.

A prefeitura conseguiu viabilizar esse aval de crédito mediante uma parceria com a Garantioeste. O projeto passou pela Câmara de Vereadores, onde, após o crivo das comissões, foi aprovado em Plenário. A lei permitiu um aporte financeiro de R$ 1,2 milhão para a sociedade garantidora, o maior volume realizado pela instituição em todo o Brasil. O aporte da garantia permitiu a liberação da linha de crédito de R$ 9,6 milhões (proporção de 8 vezes ao valor aportado pelo Município). O Sicoob, além de garantir taxas de juros entre 1% e 1,5% ao mês, vai disponibilizar mais R$ 2 milhões acima do teto que ficarão disponíveis aos empreendedores totalizando R$ 11,6 milhões.

Parcerias

O Presidente da Câmara Municipal, Rogério Quadros, ressaltou o trabalho conjunto de todos os poderes. “Desde o ano passado a Câmara está sendo parceira, colocando os projetos em discussão, votando e aprovando. Isso é mais um demonstrativo do trabalho conjunto dos poderes e as instituições que fomentam o empreendedorismo. Isso é importante porque o microempresário precisa desse um incentivo,” destacou Rogério.

O vereador Tenente Coronel Jahnke, Presidente da Comissão Mista e da Comissão de Economia, Finanças e Orçamento reforçou que “esse projeto, de suma importância para o empreendedorismo, passou pela Câmara de Vereadores, foi analisada pela Comissão Mista e foi votada por todos os parlamentares. É um momento muito importante, pois, não podemos desejar que a nossa cidade evolua sem investirmos em quem gera emprego e muitas vezes não tem condições de ter crédito. O Executivo, o Legislativo e todas as entidades estão de parabéns”.

Avanços para o município

Segundo o Secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, “é um marco para o desenvolvimento do empreendedorismo na cidade. As micro e pequenas empresas são as principais responsáveis pela geração de emprego, respondem por mais de dois terços dos empregos gerados em nossa economia. Por isso, nós temos que estimular esses setores para que eles possam se desenvolver criando um ambiente favorável para os negócios. ” O prefeito Chico Brasileiro reforçou a importância do incentivo. “Hoje o setor que mais cresce e gera empregos é justamente o setor da micro e pequena empresa. Por isso é importante que o Banco do Empreendedor tenha o incentivo de recursos públicos, que não serão doados, mas emprestados a juros convenientes para o empreendedor. É esse o motivo do aporte que a Prefeitura está realizando. Com isso nós teremos mais fomento, mais empregos e mais crescimento das empresas, assim, a cidade melhora como um todo,” comemorou o prefeito.

O Diretor Superintendente do Sicoob, Dirceu Luiz Tessaro, comentou sobre as parcerias. “Estamos aqui para contribuir nessa facilitação de crédito aos empreendedores. É uma parceria completa, que, além de emprestar o dinheiro, cobrará juros baixíssimos. É importante termos o poder municipal e os demais órgãos contribuindo para um bem comum,” disse.

Recursos disponíveis

As operações de crédito já estão liberadas para os empresários que se encaixam nas categorias citadas abaixo:

- MEI com 6 a 12 meses de constituição podem obter no máximo R$ 5.000,000

- MEI entre 13 a 24 meses de constituição podem obter no máximo R$ 10.000,00

- MEI acima de 25 meses de constituição podem obter no máximo R$ 20.000,00

- Agricultor familiar com DAP – até R$20.000,00

- Microempresa com mais de um ano de constituição – até R$50.000,00

- Empresa de pequeno porte com mais de um ano de constituição – até R$80.000,00

“É só passar aqui no Banco do Empreendedor para podermos analisar cada atividade e sermos mais específicos para orientar a melhor forma da empresa conseguir o crédito dela. Ele precisará apresentar o CNPJ, alvarás e outros documentos relacionado à empresa,” finalizou o Coordenador do Banco do Empreendedor, Volnei Lamperd.

Clique aqui para mais fotos

registrado em: ,