Palestra na Câmara reforça conscientização sobre o câncer de mama

por Elaine Macena última modificação 23/10/2023 12h02
Evento promovido pelos servidores da comissão interna de Saúde e Segurança do Trabalho integra atividades do Outubro Rosa
Palestra na Câmara reforça conscientização sobre o câncer de mama

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Os colaboradores da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu participaram na sexta-feira, 20 de outubro, de uma palestra voltada para a conscientização sobre o câncer de mama. O evento promovido pela comissão interna de Saúde e Segurança do Trabalho do Poder Legislativo faz parte das atividades do Outubro Rosa. O fisioterapeuta Vicente Ronald e a capitã da equipe de Remadoras Flor de Lótus, Regina Maura, palestraram sobre o tema Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Mama e Colo do Útero.

Foram abordadas e demostradas dicas práticas e conselhos sobre como incorporar hábitos saudáveis à rotina diária como parte essencial para uma vida saudável e produtiva. De acordo com o fisioterapeuta Vicente Ronald, o conhecimento é o primeiro diagnóstico precoce a ser feito. Destacou ainda sobre a importância desse ato para a prevenção do câncer de mama.

A agente Administrativa da Câmara Municipal, Paula Padilha, coordenadora do evento, reforçou o compromisso da instituição com o bem-estar dos servidores. “A gente planejou começar a fazer palestras, porque a gente vê que tem muitos servidores, assessoras com atestados. E a gente aproveitou o Outubro Rosa para começar a dar o start com essas palestras neste mês que é muito importante.

A importância do diagnóstico precoce

“O diagnóstico precoce aumenta muito a chance de tratamento e cura ou sobrevida das pacientes que são acometidas por essa doença. Por isso a disseminação do conhecimento para que ele se torne algo simples, de fácil interpretação e principalmente que as mulheres tenham confiança de saber a hora certa de procurar o ginecologista e ter encontrado uma alteração específica”, declarou o palestrante e fisioterapeuta Vicente Ronald.

A equipe de remadoras do projeto Flor de Lótus Dragon Boat, composta por mais de 40 mulheres que enfrentaram o câncer de mama, também participam do movimento internacional para controle da doença.  As integrantes apoiaram a iniciativa da comissão de saúde da Câmara. A capitã da equipe, Regina Maura, enfatizou: “A nossa missão é essa, para as mulheres se tocarem, se auto examinarem, porque o câncer tem cura quando ele é descoberto em tempo. Se toquem, se cuidem porque muitas vezes a salvação está nas pontas dos nossos dedos”.

Campanha Doe Lenços

Durante a palestra, os participantes destacaram a campanha do Outubro Rosa “Doe lenços, fortaleça laços". A Câmara participa da campanha em parceria com Itaipu Binacional, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outros apoiadores. O objetivo principal é coletar o máximo possível de lenços e doar às mulheres em tratamento contra o câncer. Um ponto de coleta de lenços está instalado na recepção da Câmara.