Oficinas do Senado Federal reúnem agentes legislativos na Câmara de Foz

por Redação/CMFI última modificação 28/11/2024 14h57
Os cursos abordam a revisão da Lei Orgânica e Regimento Interno para servidores de câmaras e parlamentares
Oficinas do Senado Federal reúnem agentes legislativos na Câmara de Foz

Foto: Christian RIzzi - CMFI


As oficinas presenciais Interlegis de qualificação para servidores públicos municipais e legisladores, promovidas pelo Senado Federal, chegam ao fim nesta quinta-feira, 28 de novembro, no plenário da Câmara de Foz do Iguaçu. Os cursos tratam da atualização e revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno de casas legislativas. O encontro só foi possível graças a uma parceria estabelecida em Brasília pelo Legislativo iguaçuense com o sistema Interlegis do Senado. A iniciativa proporciona capacitação, aprimoramento e avanços nas práticas legislativas, por meio de palestra, discussão e diálogo com os participantes.

É uma oportunidade para funcionários públicos e vereadores, inclusive eleitos para a próxima legislatura, conhecerem a metodologia e aspectos fundamentais da Lei Orgânica e do Regimento Interno, promovendo atualizações e discussões. As oficinas são ministradas e ofertadas pelo Interlegis, programa do Senado Federal, e voltado para casas legislativas como assembleias e câmaras. A Oficina foi disponibilizada após um pedido realizado pela Câmara de Foz.

Relato de participantes

A utilização de ferramentas disponibilizadas pelo Interlegis foi destacada pela controladora interna da Câmara de Santa Terezinha de Itaipu – PR, Luciane da Silva, “A Câmara de Santa Terezinha já utiliza o SAPL e tem sido um facilitador muito grande para o sistema legislativo da Casa. O Interlegis ainda permite que a gente possa participar das oficinas como forma de atualização”, afirmou.

A comunicação entre casas legislativas também foi pontuada pelos participantes. Vanderlei Augusto, agente legislativo da Câmara de Canoinhas - SC, disse que “a comunicação e a troca de informações vai ser muito produtivo. O ensinamento do pessoal do Senado e do Interlegis também é muito produtivo e só tem a agregar para nossa cidade”.

Sônia Severino, auxiliar administrativa da Câmara de São Miguel do Iguaçu - PR, relatou: “O que nós aprendemos aqui foi extremamente útil para nós e para nossa Lei Orgânica ficar mais a contento e segura”. César Massao Taakhashi, técnico legislativo da Câmara de Matelândia - PR, contou que a casa de leis da cidade aderiu ao sistema do Senado há sete anos. “Toda vez que aparece uma oficina próximo da nossa região, nós tentamos participar”.

Adagouberto Nogueira, contador da Câmara de Pinhalão - PR, expressou gratidão: “É muito importante nesse momento termos um relacionamento com as outras câmaras aqui do Paraná, principalmente com o pessoal daqui, que proporcionou esse momento e conhecimento para os colegas. Deixo aqui meus parabéns para a Câmara de Foz e ao presidente João Morales por terem organizado essa oficina aos servidores”, concluiu.

Vereadores eleitos

Alguns parlamentares eleitos participaram da oficina e acompanharam as discussões no plenário. “Desde já quero parabenizar a casa por trazer esse estudo da Lei Orgânica e do Regimento Interno. Para nós, novatos aqui no Poder Legislativo, é muito gratificante”, comentou Paulo Debrito (PL). Márcia Bachixte (MDB), também falou como “é importante para a gente poder se aprofundar nos assuntos”.

 

Clique aqui para mais fotos do evento.