Núcleo Criança de Valor recebe moção de aplauso na Câmara Municipal

por Diretoria de Comunicação última modificação 11/10/2018 13h08
Há 17 anos, a entidade trabalha para mudar a realidade de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

São 17 anos de voluntariado, solidariedade e amor. Os anos de serviço social prestados pelo Núcleo Criança de Valor foram reconhecidos pela Câmara Municipal em uma moção de aplauso entregue durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11). O Plenário da Casa de Leis ficou lotado com a presença das crianças atendidas pela entidade, funcionários, voluntários e familiares. A placa de honra foi entregue pelo Presidente Rogério Quadros a Marcelo Rodrigues de Almeida, Vice-presidente da organização.

“Fica gravado na história dessa casa de leis, o nosso reconhecimento a esses anjos da guarda que alegram a vida, promovem o resgate da dignidade e fazem renascer a esperança dessas crianças atendidas”, destacou o Presidente do Legislativo em discurso na tribuna.

Ações do Núcleo Criança de Valor

Atualmente, a entidade atende no contra turno escolar 120 crianças e adolescentes dos seis aos 14 anos residentes nas comunidades do Jardim Cristina e Beira Rio e que estão em situação de vulnerabilidade social. Ali, eles participam de atividades esportivas, recebem apoio psicológico, fornecimento de alimentação, cestas básicas, atividades de orientação aos pais e responsáveis, palestras, parcerias na área odontológica; oficinas de educação artística, educação física, artes marciais, inglês, inclusão digital, brinquedoteca, leitura, jogos educativos, recreação, e diversas outras atividades.

Além disso, eles participam de cursos profissionalizantes e, através de parcerias, os inscritos, quando completam 14 anos, são encaminhados para o mercado de trabalho.

“Hoje estamos atendendo em contra turno escolar, fazendo uma difícil missão, porque estamos localizados em região de grande vulnerabilidade social. Essa moção em muito nos alegra e nos traz a certeza de que nossa missão está sendo cumprida. Não fazemos isso para termos reconhecimento, fazemos para dar um dia seguinte melhor a cada uma dessas 120 crianças. Nós servimos três refeições diárias e para muitas dessas crianças é a única que faz no dia. São muitos os agradecimentos. Em 2013 começamos a ter ajuda da Prefeitura e até hoje conseguimos manter. No momento de reflexão temos de buscar um caminho e esse é o caminho que o Núcleo Criança de Valor vai continuar trilhando. Sabemos o quanto é difícil a manutenção de um projeto desta forma”, disse emocionado o vice-presidente da instituição, Marcelo Rodrigues.

Criação do projeto

O trabalho do Núcleo Criança de Valor iniciou-se em 2001, atendendo, semanalmente, cerca de 25 a 30 crianças. A voluntária fundadora é a missionária Maria Zirene Ferreira, hoje assistente social da instituição. Em 2003 o projeto conquistou uma sede própria que cresceu e foi adaptada para garantir proteção e enfrentar as desigualdades sociais.

O projeto também direciona a doação de alimentos, roupas, sapatos, móveis, eletrodomésticos para as 79 famílias dos participantes. A diretoria conta com o apoio de voluntários e de funcionários comprometidos em cumprir os valores da entidade: Amor; Sensibilidade; Respeito; Diálogo; Compreensão; Ética e Solidariedade.

“As desigualdades sociais afetam diretamente as crianças das famílias menos favorecidas. É um drama social gravíssimo. Assistir a isso e não fazer nada é comprometer o futuro. As crianças de hoje serão os homens e mulheres do amanhã. Resgatar a esperança, a autoestima e a confiança dessas famílias em um futuro melhor passa pelo atendimento social desses meninos e meninas carentes. É preciso atenção e proteção a esses pequeninos”, acrescentou Rogério Quadros.

Na opinião do presidente do Legislativo, “além de pensar no futuro dessas crianças, estamos falando de humanidade, amor ao próximo, comprometimento para as mais nobres das missões que é a bondade, a fraternidade e a solidariedade. Só se preocupa com os outros aquele que é bom, é fraterno e solidário. Assim é o Núcleo Criança de Valor. Nós vereadores, representantes da sociedade, estamos honrados em poder prestar essa homenagem que é singela diante da extraordinária e missão que a entidade desenvolve”.

Clique aqui para mais fotos

Produção do vídeo: Carlos Gruber (Voluntário NCV)