Nova lei em Foz proporciona noções básicas de primeiros socorros para crianças e adolescentes
O prefeito Chico Brasileiro sancionou uma lei, originária de projeto do vereador Jairo Cardoso (União Brasil), que institui o Programa Bombeiro Mirim nas escolas municipais de Foz do Iguaçu. A proposta foi aprovada na Câmara por unanimidade, após nova versão apresentada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR). Dentro dos objetivos do programa voltado para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, estão as noções de primeiros socorros; combate e prevenção de incêndio; cidadania e respeito. A publicação da Lei n° 5.313 foi realizada do Diário Oficial nesta terça-feira, 7 de novembro.
“É um projeto muito bacana, sancionado no último dia 6 de novembro e que se tornou lei no município, a Lei 5313. Seguindo naquela nossa política pública de atendimento e a proteção integral às crianças e adolescentes, foi criado no município o Bombeiro Mirim, projeto que prevê noções de prevenção de cidadania, aspectos de segurança, instruindo as nossas crianças nos ambientes escolares”, explicou o vereador Jairo Cardoso.
O texto do projeto reforça que as propostas de ação incluem também treinamentos com instrutores do Corpo de Bombeiros ou bombeiros civis, orientações sobre higiene e saúde, prática de atividades recreativas, consciência ambiental, participação em eventos e debates socioculturais, educativos e cívicos, assim como atividades voltadas para valorização da vida.