#NotíciasdosVereadores - 10 de agosto de 2018

por Diretoria de Comunicação última modificação 10/08/2018 13h37
Últimas notícias dos Vereadores

Parlamentares de Alagoas visitam a Câmara

Na última quinta-feira (09) o Presidente Rogério Quadros recebeu em seu gabinete a visita do Presidente da Câmara de Vereadores de Mata Grande, Rodolfo Izidoro e da Presidente da Câmara de Arapiraca, Maria das Graças, municípios do Estado de Alagoas. Os líderes parlamentares vieram a Foz do Iguaçu para conhecer o modo de funcionamento dos trabalhos da Casa, trocar experiências e, segundo eles, levar modelos de gestão para os municípios alagoanos.

Cirurgias ortopédicas

O vereador João Sabino apresentou requerimento solicitando ao Poder Executivo informações sobre hospitais públicos e privados que realizem cirurgias ortopédicas em Foz do Iguaçu através do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o documento, iguaçuenses que necessitam de cirurgias para colocação de próteses estão se deslocando a outros municípios para receber atendimento. A ideia do vereador é levantar informações oficiais e propor discussões com a prefeitura para melhorar e ampliar o atendimento.

Vacinas nas unidades de saúde

Um requerimento dos vereadores Celino Fertrin e Anderson Andrade pede ao prefeito Chico Brasileiro informações sobre: Quais vacinas que estão sendo ofertadas; se as metas de vacinação têm sido alcançadas; quais são os programas de conscientização que vem sendo adotados para alertar a população; onde elas podem ser encontradas; e por quais motivos algumas vacinas estão em falta em postos de saúde. De acordo com os parlamentares, é importante avaliar como está o quadro de vacinação no município por conta das notícias veiculadas em meios de comunicação sobre a baixa procura de vacinas por parte da população.

Implantação de programa fitoterápico no município

Entrará na pauta da próxima sessão ordinária da Câmara Municipal um requerimento da vereadora Nanci Rafagnin Andreola solicitando ao Executivo informações sobre o progresso do Programa Fitoterápico nas unidades básicas de saúde, que é instituído pela Lei Municipal nº 2.865/2003. O requerimento ressalta que até o momento não há informações sobre a cumprimento dessa lei na rede de saúde. De acordo com o documento, o tratamento de origem natural teria um baixo custo por usar ervas medicinais fáceis de serem manipuladas, e diz ainda que diferentemente de medicamentos manipulados de maneira farmacológica, a medicina alternativa tem riscos pequenos de efeitos colaterais.

Registros de acidentes

O vereador Anderson Andrade elaborou um requerimento solicitando ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal informações sobre o número de acidentes de trânsito registrados de janeiro até o presente momento. O pedido, que será lido na próxima sessão ordinária, foi produzido por conta dos casos diários de acidentes no município. O encaminhamento dos dados será utilizado para a elaboração de planos e medidas com o intuito de diminuir esses casos.

Recape asfáltico

No final de julho o Governo do Município iniciou mais uma etapa de pavimentação asfáltica nos trechos de calçamentos de vias importantes como a Avenida Andradina, República Argentina, Garibaldi, Maceió, Paraná, João Paulo II e a Rua Padre Bernardo Plate. Um requerimento apresentado na Câmara Municipal pela Vereadora Inês Weizemann solicita que o Poder Executivo divulgue um cronograma das obras. Segundo a justificativa, esse calendário tem o objetivo de informar aos moradores sobre a previsão de chegada das obras aos locais.