Notícias dos Vereadores - 14 de agosto de 2018

por Diretoria de Comunicação última modificação 14/08/2018 16h28
Últimas notícias dos Vereadores

Vereadora Inês Weizemann segue em repouso

Por recomendação médica, a vereadora Inês Weizemann segue em repouso para restabelecimento da saúde. Por conta disso, ela não participou da sessão desta terça-feira (14 de agosto). A ausência é por ordem médica, comprovada com atestado do cardiologista devidamente protocolado na Câmara. O retorno às atividades dependerá de reavaliação médica.

Uso de carroças gera requerimento na Câmara

A preocupação com a questão animal voltou à discussão na sessão da Câmara Municipal nesta terça-feira, 14 de agosto. Quem colocou o tema em pauta foi o Vereador Protetor Jorge apresentando requerimento que pede ao Foztrans informações sobre as notificações efetuadas aos condutores de veículo de tração animal de 2011 até a presente data. Segundo a justificativa do pedido (Requerimento 239/2018) a preocupação é com o uso de animais que não teria a mínima condição de fazer puxar as carroças.
De acordo com Protetor Jorge, em requerimento anterior ele solicitou a quantidade de carroças e um estudo sobre o bem-estar dos animais submetidos ao serviço. Em resposta, o Foztrans afirmou que no ano de 2011 cadastrou todos os condutores de veículos de tração animal identificando 68 casos. Respondeu ainda que os cadastrados que atuam no serviço de coleta de recicláveis foram capacitados. Na sequencia, segundo o instituto, houve uma efetiva fiscalização com dezenas de notificações e recolhimento dos animais e veículos em situação irregular, o que provocou a busca de alternativas por parte dos recicladores para transporte, de modo não haver registro dessa prática nos últimos anos.

De acordo com Protetor Jorge, a resposta não condiz com a realidade e por esse motivo entrou com um segundo requerimento. “Um órgão que deveria fiscalizar me traz um documento mentiroso. Quem vê esse documento acha que não há mais tração animal em Foz. A pasta do meio ambiente me diz que a prática de tração animal está vigente no município. Se o Foztrans, que deveria fiscalizar, diz que não tem tração animal, qual o papel deste vereador que é protetor dos animais? Se o Foztrans respondeu que houve várias notificações, queremos saber onde está estão esses recursos então”. O requerimento foi aprovado pelo plenário e aguarda resposta da Prefeitura que tem até 30 dias para responder.

Pedido de informações sobre andamento de programa fitoterápico é aprovado na Câmara

Outro requerimento aprovado na ordem do dia da sessão foi apresentado pela Vereadora Nanci Rafagnin Andreola. A parlamentar pede que o munícipio encaminhe informações sobre Programa Fitoterápico nas Unidades Básicas de Saúde do Município. A atividade é amparada pela Lei Municipal n° 2.865/2003. Durante a discussão, foi apontado que outros municípios já utilizam esse tratamento. Além disso, outra justificativa apresentada foi a de que o tratamento fitoterápico pode ajudar a evitar filas nos postos, hospitais, especialmente nessa época do ano em que há um aumento nos casos de gripe.

Situação das vacinas nas unidades de saúde

O requerimento dos vereadores Celino Fertrin e Anderson Andrade, que pede ao prefeito Chico Brasileiro informações sobre os programas de vacinação do município também recebeu aprovação durante a sessão ordinária desta terça-feira (14). O pedido solicita informações sobre: Quais vacinas que estão sendo ofertadas; se as metas de vacinação têm sido alcançadas; quais são os programas de conscientização que vem sendo adotados para alertar a população; onde elas podem ser encontradas; e por quais motivos algumas vacinas estão em falta em postos de saúde.

De acordo com os parlamentares, é importante avaliar como está o quadro de vacinação no munícipio por conta das notícias veiculadas em meios de comunicação sobre a baixa procura de vacinas por parte da população. “Estamos cobrando neste requerimento mais atenção naquilo que previne. Esperamos que Executivo e Secretaria de Saúde possam dar mais atenção ao requerimento” ressaltou um dos proponentes do pedido, Vereador Celino Fertrin.

Câmara pede números oficiais sobre acidentes registrados em Foz do Iguaçu

Os altos números de acidentes de trânsito que vem acontecendo no município pautaram o requerimento do Vereador Anderson Andrade. O parlamentar pediu que o Prefeito Chico Brasileiro, juntamente com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), envie ao Legislativo os números oficiais dos acidentes registrados de janeiro de 2018 até o presente momento. De acordo com o vereador, com os dados em mãos será possível planejar soluções para a redução desses números.

Fiscalização de contratos na Secretaria de Saúde

O Vereador Kako apresentou um requerimento pedindo que a Secretaria Municipal de Saúde encaminhe informações sobre os contratos vigentes na pasta para que o parlamentar possa fiscaliza-los.

Rosane Bonho retira pré-candidatura à deputada Estadual

Durante o uso da Palavra Livre pelos parlamentares na sessão ordinária desta terça-feira (14) a Vereadora Rosane Bonho anunciou que está retirando sua pré-candidatura à Deputada Estadual. Segundo a Vereadora, entre os motivos que a levaram a tomar essa decisão está a falta de apoio político-partidário. Rosane disse ainda que a retirada da candidatura não irá influenciar os trabalhos que realiza para o bem do município. “Não estou desistindo, mas sim, me preparando para colaborar ainda mais com a cidade que me elegeu vereadora” afirmou Rosane Bonho.