Notícias dos Vereadores - 05 de outubro de 2018

por Diretoria de Comunicação última modificação 05/10/2018 13h21
Últimas notícias dos Vereadores

Vereadora indica obras para a saúde, cultura e turismo

Entrarão na pauta da próxima sessão ordinária, a ser realizada no dia 09, cinco indicações da Vereadora Nanci Rafagnin Andreola para obras em aspectos culturais e estruturais do município. Uma delas indica a construção de um novo Teatro Barracão. O objetivo é valorizar o turismo cultural e tornar a cidade um polo para eventos e espetáculos dessa categoria. Além disso, um teatro na cidade poderia fomentar o ingresso de jovens nessa atividade.

Ainda no setor de atrativos, a parlamentar pede a construção de um portal na entrada da cidade. Segundo a vereadora, um portal com aspectos culturais e com uma arquitetura ligada a características do município, trará mais identidade para Foz do Iguaçu, além de causar, logo no início da visita, uma boa impressão ao turista e ser mais um cartão postal.

A indicação nº 1424/2018, também apresentada por Nanci, determina a realização de um estudo para reformas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. A parlamentar argumenta que o espaço necessita de um suporte maior para atender aos pacientes.

Prefeitura informa que drenagem no Jardim Evangélico está em fase de projeto

A Prefeitura encaminhou ao Legislativo uma resposta ao requerimento n° 245/2018, apresentado pelo Vereador Kako, solicitando informações sobre o projeto de drenagem das águas pluviais do Jardim Evangélico. Segundo o Vereador, a reivindicação dos moradores da região já é antiga devido aos frequentes alagamentos registrados.

O documento, enviado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos, informou que um projeto para atender a essa demanda já está sendo elaborado em conjunto com a SANEPAR.

Saúde preventiva nas escolas

Os vereadores Anderson Andrade e Rosane Bonho apresentaram uma indicação ao prefeito Chico Brasileiro solicitando a elaboração de um estudo para a implantação de um projeto para instituir o Exame Básico de Saúde para alunos da educação infantil e ensino fundamental, na rede municipal de ensino. A justificativa aponta que boa parte das crianças da rede pública não tem condições financeiras de fazer estes exames e que através do Sistema Único de Saúde (SUS) o processo acaba sendo mais lento e, por vezes, pode agravar um simples problema de saúde. Argumenta-se ainda que para o município, investir em educação, também é preocupar-se com a saúde dos alunos.

Vereador reivindica acessibilidade no TTU

Para tornar o Terminal de Transporte Urbano de´Foz do Iguaçu capacitado e adaptado para toda a população, o vereador Jeferson Brayner apresentará, na próxima sessão ordinária, o requerimento n° 280/2018 que solicita ao Foztrans as informações sobre medidas que vem sendo tomadas para melhorar a acessibilidade no local para atender cidadãos com deficiência física ou mobilidade reduzida. O vereador diz que recebeu reclamações da população por conta da dificuldade de locomoção no terminal, principalmente em algumas rampas de acesso, além disso, também foi apontada a falta de adaptação no banheiro e a ausência de placas em braile para deficientes visuais.

Diante dos fatos, a justificativa ainda ressalta a importância elaborar um projeto de adequação, para trazer melhorias aos usuários desse serviço essencial.

registrado em: