Morre o ex-presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, Dr. Edival Ribeiro

Com atuação destacada como delegado e homem público, ele faleceu aos 79 anos
Morre o ex-presidente da Câmara de Foz do Iguaçu, Dr. Edival Ribeiro

Foto: Arquivo família

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu lamenta o falecimento de Edival Antônio Ribeiro, ocorrido na noite da última quinta-feira, 14 de maio, no Hospital Costa Cavalcanti. Aos 79 anos, ele faleceu de causas naturais. Dr Edival, como era conhecido, foi Presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu de 01/01/1993 até 31/12/1994. Entre 1995 a 1996 ele foi o primeiro secretário da Mesa Diretora do Legislativo. Exerceu o mandato de vereador no período de 1993 a 1996. Na gestão do Ex-Prefeito Dobrandino da Silva, ele foi Chefe de Gabinete e Secretário de Segurança Pública na gestão do ex-prefeito Sâmis da Silva.

Dr Edival tornou-se conhecido no município também pela atuação como delegado, função na qual se aposentou, após 39 anos de serviços prestados. Chegou em Foz do Iguaçu como delegado Adjunto da Polícia Civil em 1983. Na Polícia, ele também atuou em municípios, como Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e outras cidades do Paraná. Dr Edival retornou para atuar na cidade de Foz do Iguaçu na década de 1990, quando também nas eleições de 1992 elegeu-se vereador do município.

O presidente da Câmara, Beni Rodrigues (PTB), disse que o Paraná perdeu um grande líder da segurança pública, personalidade honrada e querida por todos. “É com muita tristeza que recebemos essa notícia. Quero aqui deixar os meus pêsames a toda a família do glorioso e querido Dr Edival. Foi ex-vereador nessa casa de leis, presidente da Câmara e exerceu tanto a vida política quanto a profissão de delegado com muita dedicação, sabedoria e muita competência. Ganhou a amizade e admiração de todos. Pessoa honrada e trabalhadora. Que Deus conforte o coração de cada um dos familiares”, declarou Beni.

A Vereadora Nanci Rafagnin Andreola (DEM) afirmou "o Dr. Edival foi uma pessoa muito importante para Foz do Iguaçu, um homem sério, trabalhador, criou sua família toda aqui, lutando pelo mesmo ideal de todos nós. Ele foi de grande importância para nossa cidade e para Câmara de Vereadores. Ele era um cliente, amigo, companheiro e vai deixar muita saudade. Vai deixar um bom legado. Que Deus abençoe, que ele descanse em paz e que a gente possa ter ele aqui como exemplo".

O 1º secretário da mesa diretora, vereador Elizeu Liberato (PL), também prestou condolências: “Lamentamos com pesar o falecimento do Dr. Edival, que foi Delegado Chefe da 6a SDP da Polícia Civil de Foz, vereador e Presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu e também Chefe de Gabinete da Prefeitura, atuando sempre com dedicação, diálogo e respeito com todos, contribuindo e realizando excelente trabalho em nossa cidade. Que Deus possa confortar os corações dos familiares e amigos nesse momento tão difícil pela perda de um ente querido”.

O ex-prefeito Dobrandino Gustavo da Silva declarou: “Eu lamento profundamente essa perda. O Dr Edival foi uma pessoa muita correta e ajudou muito a cidade. Uma liderança excelente, muito sério, bom delegado, pessoa admirável. Fico sentido pois ele prestou relevantes serviços para a comunidade e deixou um grande legado nessa cidade. Quero me solidarizar com a família nesse momento de tristeza”.

Grupo de Estudos dos Delegados de Polícia da Sexta Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu – PR foi batizado com seu nome: Delegado Edival Antônio Ribeiro, em homenagem aos serviços prestados pelo ex-Delegado Chefe da 6ª SDP. O velório e sepultamento acontecem na cidade de São Mateus do Sul (Paraná).