Médico Pedro Peres de Lavra Pinto é mais novo Cidadão Honorário de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 21/12/2018 12h31
Honraria foi concedida pela vereadora Rosane em reconhecimento aos 48 anos de exercício da medicina em prol da população

O Legislativo Iguaçuense congratulou na noite da última quinta-feira, 20 de dezembro, o médico Pedro Peres de Lavra Pinto como o mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu. A honraria foi entregue das mãos da proponente, vereadora Rosane Bonho (PP) e do 1° Vice-Presidente da Casa, vereador Celino Fertrin (PDT).

A homenagem teve o intuito de reconhecer os 48 anos de serviços médicos prestados no município. O médico continua atendendo no pronto-atendimento do Hospital Ministro Costa Cavalcanti. A proponente, Rosane Bonho, enfatizou: “O senhor me ensinou que cuidar dos outros com amor vale a pena. É uma pessoa que merece muito mais reconhecimento”.

O ato solene contou com a presença de autoridades, amigos e familiares que prestigiaram a cerimônia. Como representante do prefeito, Tenente-Coronel Jahnke comentou sobre a atuação do médico.  “O senhor é um médico que dedica sua vida em prol do outro. Quantas horas Dr. Pedro ficou longe da família, se dedicando às pessoas. Essa homenagem é muito representativa. O senhor é uma pessoa iluminada, que trouxe as pessoas à vida e mantém a vida”, elogiou.

Trabalho e gratidão

O filho do novo cidadão honorário, o também médico Alexandre de Lavra Pinto, fez uso da tribuna do Legislativo para falar sobre a trajetória do pai e demonstrar a gratidão. “Nossa causa é muito nobre, a de salvar vidas. Quantas noites foram passadas no hospital, em salas de cirurgia. Foz tornou-se seu lar desde 1970 e aqui conquistou muitas coisas e foi reconhecido pela dedicação”, disse.

Para Alexandre, “ser cidadão honorário desta cidade é reconhecimento por tudo que prestou a ela, este lugar que o acolheu tão bem. O senhor, pai, é uma pessoa boa, correta, um ótimo pai e que sempre pensa em fazer o correto, da melhor forma possível. Que a nossa vida seja sempre repleta de luz. A vida é sobre o que você se torna nesta caminhada”.

Os vereadores presentes na entrega da honraria também fizeram uso da palavra para externar a opinião sobre o homenageado. O vereador Beni Rodrigues (PSB) afirmou que ficou emocionado quando assinou o título. “Vi o Dr Pedro Peres salvando muitas vidas. Nestes 14 anos aqui na Casa esse foi o melhor título de cidadão honorário que já assinei”, observou.

Missão e humanidade

O vereador Marcelinho Moura (Podemos) também destacou “as mais lindas palavras são ditas no silêncio e vimos a emoção em quando seu filho falou na tribuna desta casa sobre sua trajetória”. O vereador Elizeu Liberato (PR) também afirmou que conhece o médico há anos e “sempre o vi salvando muitas vidas”.

A vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT) também pontuou que o médico muitas vezes também teve de ficar distante da família para se doar, atendendo as pessoas, na missão de tratar e salvar vidas. O vereador Celino Fertrin (PDT) ressaltou o exercício da profissão. “Ser médico é levar o dom da vida aos que mais necessitam”.

Após receber o Título, Dr. Pedro Peres agradeceu: “Tenho muito orgulho de receber essa homenagem de Foz do Iguaçu. Cheguei nessa cidade com entusiasmo para colocar em prática tudo que aprendi na medicina. Durante 30 anos trabalho na saúde pública. Ofereço a homenagem a todos os pacientes. Agradeço a Deus pelo o dom da vida, aos meus familiares e amigos”.

História

Dr. Pedro nasceu no município de Caxias do Sul (RS) em 1941. Começou a trabalhar em Foz do Iguaçu no início dos anos 70, atendendo aos pacientes da antiga Santa Casa de Foz, onde atuou por mais de 30 anos, até o fechamento da instituição. Em 1996 ingressou ao corpo clínico Hospital Ministro Costa Cavalcanti, onde permanece até hoje.

Clique aqui para mais fotos