Mauri König é o mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 23/03/2022 14h38

“Esse é prêmio mais significativo que recebi, ao longo dos 31 anos de jornalismo”. Foi com essa declaração que o renomado jornalista investigativo, Mauri Konig, agradeceu ao receber na manhã desta quarta-feira, 23 de março, o Título de Cidadão Horário de Foz do Iguaçu, das mãos da vereadora Yasmin Hachem (MDB), proponente da honraria por meio do Decreto Legislativo nº 4/2021.

Também estiveram presentes o vereador Rogério Quadros (PTB), vice-presidente da Casa de Leis, que conduziu a cerimônia, João Morales (DEM) e Anice Gazzaou (PL).

A vereadora Yasmin Hachem (MDB), proponente da homenagem, destacou: “Estamos celebrando o direito à comunicação e o direito à liberdade de imprensa homenageando um jornalista muito premiado. Nossa alegria é ainda maior por entregar esse título a um jornalista, linguista, intelectual, defensor dos direitos humanos e que são os mesmos objetivos do nosso mandato. Nosso homenageado é um jornalista investigativo, de causas espinhosas, de causas sociais, públicas, coletivas. São causas que incomodam. É um bom momento para falarmos na preocupação com a verdadeira informação social, é hora de falarmos da democratização da comunicação, que deve cumprir seu papel de forma honesta e competente”.

Após entrar para o rol de cidadãos honorários de Foz, König agradeceu na tribuna da Casa. “Agradeço a meus filhos que estão aqui, um raro momento que consegui reunir os três juntos, no momento em que a cidade me acolhe como filho. Somos devedores das pessoas que estiveram ao nosso lado em diversos momentos da vida. Agradeço à professora Silvana, da Unioeste, que teve um papel decisivo na minha vida. Meu outro agradecimento é à professora Rosicler, da UDC. Esse prêmio tem uma força simbólica muito maior. E não estou falando demagogicamente, mas com coração aberto”.

A cerimônia contou ainda com a presença do Diretor do Campus da Unioeste de Foz, Fernando Martins; com a Reitora da UDC, professora Rosicler Hauagge do Prado; com o dirigente do Sindicato dos Jornalista de Foz, Roberto Geremias.

Como representante do Poder Executivo, Tenente-coronel Jahnke, se manifestou: “Quem diria, Mauri, 30 anos depois da nossa formatura do curso de letras, eu estaria aqui podendo representar o Poder Executivo para proferir algumas palavras. Deve ser daquelas coisas divinas, que marcam nossa existência. Você chegou ao top dos prêmios por uma simples razão: paixão e amor por escrever. E isso só foi se aprimorando ao longo dos 30 anos. Você é merecedor não só do título de cidadão de Foz, mas de muito mais que você possa a vir receber. É uma pessoa que leva o nome de Foz para inimagináveis locais”.

A professora Rosicler Hauagge do Prado também destacou: “Impossível deixar de falar algumas palavras. É uma homenagem justa, emocionante. A primeira turma do curso de jornalismo foi uma que deixou marca na UDC, eles mesmo se denominaram “a turma”.

História

König é graduado em jornalismo pela UDC e em Letras pela Unioeste. Ele começou a atuar na imprensa de Foz em 1991, no extinto Jornal de Foz. No mesmo período, começou a atuar como assessor de imprensa na Foztur, empresa que gerenciava o turismo na cidade. Em 1994 foi contratado como correspondente local da Folha de Londrina, ao mesmo tempo em que iniciou como correspondente do jornal O Estado de São Paulo. Em 1997, assumiu a Diretoria de Imprensa da Prefeitura de Foz, oportunidade em que se desligou dos dois jornais.

Em Foz, Mauri trabalhou como correspondente da Gazeta Mercantil e do jornal o Estado do Paraná. Em 2003, teve de se mudar para Curitiba, devido a ameaças de mortes decorrentes de uma reportagem produzida para a Gazeta do Povo, que tratava de roubos de carro na fronteira.

Em seus trabalhos de maior destaque está uma série de reportagens sobre exploração sexual de crianças e adolescentes, publicada na Gazeta do Povo e que depois foi ampliado para o livro “Brasil Oculto”, publicado em 212. König também já publicou matérias sobre os atrativos turísticos, os impactos positivos de Itaipu na economia local, o convício harmonioso de dezenas de etnias que vivem em Foz.

Prêmios

Mauri Konig é um dos jornalistas investigativos mais premiados do país. Em 30 anos de carreira, recebeu 38 prêmios o Brasil e o exterior. Ele já recebeu Maria Cabot Prizem mais importante premiação concedida a jornalistas estrangeiros pela Universidade de Colúmbia (EUA); Lorenzi Natali Prize, entregue pela União Europeia. No Brasil, ele já venceu Prêmio Esso e Prêmio Vladimir Herzog.

Clique aqui para mais fotos

Texto: Beatriz Bidarra (Diretoria de Comunicação CMFI)
Fotos: Hérika Quinaglia (Diretoria de Comunicação CMFI)