Maria Inês Valente Pacagnan recebe Título de Cidadã Honorária de Foz do Iguaçu

por Elaine Macena última modificação 19/06/2024 11h55
Com proposição do vereador Ney Patrício, honraria reconhece relevância social das ações voluntárias da homenageada
Maria Inês Valente Pacagnan recebe Título de Cidadã Honorária de Foz do Iguaçu

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

Na noite desta terça-feira, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizou uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadã Honorária à empresária Maria Inês Valente Pacagnan. A honraria, proposta pelo vereador Ney Patrício, é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município, especialmente no campo da saúde mental, onde atua há mais de 15 anos como voluntária.

O vereador Ney Patrício, autor da homenagem, ressaltou a importância de Maria Inês para a comunidade. "É um privilégio homenagear uma pessoa que nos representa. A senhora representa muitas pessoas que estão aqui. Fiz questão de procurar, como uma agulha no palheiro, um nome que pudesse representar o maior número de mulheres possível. Dona Maria Inês, a senhora representa muito mais que isso, e por isso a nossa homenagem com este título de cidadã honorária de Foz do Iguaçu", declarou o vereador.

A vereadora Anice Gazzaoui também se expressou: "Me sinto muito contemplada enquanto mulher de ver essa homenagem. Só quem conhece a história da Maria Inês sabe a importância dela, e esta casa cheia reflete o quanto a senhora é importante na vida de tantas pessoas." O plenário estava lotado, reunindo amigos, familiares e membros da comunidade, que prestaram as homenagens à empresária. A cerimônia teve a participação da Banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, que abrilhantou o evento.

Célia Inês Visintin Burdin, vice-presidente do Movimento de Cursilhos da Cristandade de Foz do Iguaçu, destacou a contribuição de Maria Inês: "Você é merecedora dessa homenagem. Os anos convivendo e participando de alguns trabalhos nossos me ensinaram a admirá-la e respeitá-la porque vejo em você um diferencial que poucos possuem, esse olhar cristão pelas pessoas, pelas causas sociais e por qualquer outro segmento."

Representando a Secretaria Municipal da Saúde, o Diretor de Saúde Mental, Antonio Batista Santana Junior, enfatizou a trajetória de Maria Inês: "Não conheço a Maria Inês empresária, mas conheço a Maria Inês humana, que desde 1982 se dedicou a trazer luz para um grupo de pessoas que vivia nas sombras, pessoas com transtornos mentais. Ela começou os trabalhos antes mesmo de termos uma lei federal que propõe os direitos das pessoas com transtornos mentais. Hoje, a rede de atenção psiquiátrica social de Foz do Iguaçu é consolidada graças a pessoas como você, que plantou uma semente que podemos colher hoje. Parabéns e muito obrigado."

O vereador Kalito Stoeckl leu os termos do pergaminho entregue à homenageada. Em suas palavras de agradecimento, Maria Inês Valente Pacagnan refletiu sobre a homenagem e sua trajetória: "Fui surpreendida com o convite para estar aqui esta noite. Creio que nossa vida é desenhada por Deus, que amorosamente pontilha o caminho que espera que sigamos. Completo dizendo que tudo tem um propósito em nossa vida. Cabe a nós sermos protagonistas da transformação de ambientes que geram sofrimentos físicos e psíquicos, observando os momentos e as pessoas com quem convivemos."

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades: Antonio Batista Santana Junior, representando a Secretária Municipal de Saúde; Cristiane Bressan, da Casa das Fraldas Mãos de Anjo; Antonio Fabri, diácono da Paróquia São Pedro e Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu; Marisa Mayer, Presidente da Câmara da Mulher Empreendedora; Natalino Fonseca, Presidente da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Foz do Iguaçu e ex-vereador; Itacir Meyer, Presidente do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista de Foz e região.

MAIS FOTOS DO TÍTULO