Luta de Anna Cláudia Marafon contra a endometriose é reconhecida pela Câmara

por Elaine Macena última modificação 21/06/2024 13h56
Homenagem proposta pelo vereador Edivaldo Alcântara também ajuda na divulgação e conscientização sobre a doença
Luta de Anna Cláudia Marafon contra a endometriose é reconhecida pela Câmara

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

Na manhã desta sexta-feira, 21 de junho, a Câmara de Foz do Iguaçu entregou a Moção de Aplauso nº 13/2024 à senhora Anna Cláudia de Souza Ferreira Marafon. A homenagem, proposta pelo vereador Edivaldo Alcântara, reconhece o exemplo de perseverança e a fé de Anna na sua luta contra a endometriose, uma doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Em muitos casos, as afetadas não conseguem engravidar.

O vereador Edivaldo Alcântara, ao entregar a honraria, destacou a importância de reconhecer a trajetória de Anna. “É uma honra poder proporcionar esta moção a você, Anna, que representa milhares de mulheres que sofrem com essa doença e precisam, muitas vezes, se submeter a tratamentos e cirurgias. Imagino todos os momentos de angústia que passaram, pois já vivenciei isso de perto, já que minha esposa também foi diagnosticada. Somente depois de 10 anos, conseguimos ter nossa filha. A sua fé e sua força de vontade, mesmo tendo passado por situações dolorosas, superou e expôs mais da sua vida para poder ajudar outras mulheres que vêm passando por esse processo. Você vai ser mãe. Tenha fé em Deus”, exclamou.

Ao receber a placa da Moção de Aplauso, Anna Cláudia de Souza Ferreira Marafon ficou emocionada. “Quero agradecer pela oportunidade de ser voz e falar dessa doença, a endometriose, pouco divulgada e pouco conhecida pela população, especialmente pelas mulheres. Recebo essa homenagem em nome de todas as mulheres que, assim como eu, têm lutado contra essa doença cruel que está em minha vida há oito anos com diagnóstico, e eu tendo forças para superar a dor e fazer essa dor virar voz, voz para que outras mulheres se atentem e saibam mais sobre essa doença avassaladora”.

Anna ressaltou: “Quero que essa homenagem sirva de impulso para mostrar que podemos, sim, continuar e que, apesar do sofrimento, estendemos a todas as mulheres que de alguma forma sofrem ou se solidarizam, mas não deixam de lutar. Sentir dor não é normal, não é frescura. Procure ajuda, você não está sozinha. A sua dor é real.”

Dentre as pessoas que prestigiaram o ato estavam integrantes do grupo de mulheres remadoras que venceram o câncer de mama ou está em tratamento, além de militares do Batalhão da Polícia Ambiental, do qual o marido de Anna (Tiago Marafon) faz parte.

A história de Anna Cláudia Marafon

Anna Cláudia Marafon, de 28 anos, é uma iguaçuense casada, assistente administrativa, estudante, empreendedora e artesã. Apaixonada pela vida, amante dos esportes, faixa preta e católica. Anna enfrentou um diagnóstico severo de endometriose em 2016, após anos de dores e problemas intestinais desde os 11 anos de idade.

Sua luta incluiu cirurgias invasivas e longas internações, com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida e realizar o sonho de ser mãe. Mesmo enfrentando depressão e ansiedade, Anna persistiu nos tratamentos. Em 2021, engravidou, brevemente, mas a endometriose retornou com força. Após novas cirurgias e desafios, ela continua buscando informar outras mulheres sobre a doença e mantém a esperança de se tornar mãe através de tratamentos médicos.

A homenagem da Câmara Municipal destaca não apenas a luta pessoal de Anna Cláudia Marafon, mas também a necessidade de conscientização e apoio às mulheres que enfrentam a doença.

MAIS FOTOS DA MOÇÃO