Legislativo de Foz integrou comitiva de visita ao restaurante popular de Cascavel, juntamente com prefeito Chico Brasileiro e vice-prefeito Delegado Francisco Sampaio

por Diretoria de Comunicação última modificação 07/04/2021 10h37
O intuito da visita foi conhecer modelo de gestão e aplicar no município em proposta que deverá sair em breve

Foto: Christian Rizzi

O Legislativo, representado pelo Presidente da Câmara de Foz, vereador Ney Patrício (PSD) e vereador Admilson Galhardo (Republicanos), realizou na última segunda-feira, (05/04), uma visita técnica, juntamente com Prefeito Chico Brasileiro e vice-prefeito Delegado Francisco Sampaio (PSD), ao restaurante popular de Cascavel, para conhecer modelo de gestão da unidade. O prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi acompanharam a visita. A comitiva visitou as unidades do Veneza e do centro e, também, o novo Restaurante Popular do bairro Santa Cruz, que ainda não foi inaugurado. A proposta já vem sendo discutida na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu e deve sair do papel em breve.

O presidente da Câmara de Foz, vereador Ney Patrício (PSD), ressaltou que “é uma bandeira que vem sendo tratada através da Câmara, principalmente pelo vereador Galhardo, junto ao Poder Executivo e deve sair do papel em breve. Nossa visita foi importante para sanarmos dúvidas sobre o modelo de gestão das unidades. Os Restaurantes Populares reforçam o compromisso conjunto do Legislativo e Prefeitura com a segurança alimentar e cidadania em Foz”.

Uma das preocupações fundamentais no que se refere à implantação do restaurante popular é a insegurança alimentar da população. Notícias veiculadas pela imprensa nesta semana com os dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança alimentar no contexto da pandemia da covid -19 no Brasil, produzido pela Rede Penssan, dão conta que a fome atingiu 19 milhões de brasileiros na pandemia em 2020. Eles estão entre as 116,8 milhões de pessoas que conviveram em alguma medida com a insegurança alimentar no país nos últimos meses do ano passado.

Pensando prioritariamente nesse aspecto de dar à população iguaçuense condições melhores de ter alimentação adequada, é que “uma equipe técnica da Prefeitura de Foz esteve na segunda na cidade de Cascavel conhecendo detalhes para implantar unidades do restaurante popular. O restaurante traz cidadania, dignidade e segurança alimentar para as famílias, trabalhadores e idosos. Essa é uma bandeira nossa e na primeira conversa que tive com Prefeito agendamos uma visita técnica com secretário Hudson, de Cascavel. Tivemos então a oportunidade de visitar unidades em andamento e outra que está prestes a ser inaugurada. Muitas pessoas, moradoras de Foz, estão neste momento de pandemia, passando por privação alimentar e o poder público precisa ter sensibilidade nesse projeto que considero de grande alcance social. Encontramos em Cascavel uma equipe comprometida em colaborar com todas as informações e o Prefeito de Foz, Chico Brasileiro, aceitou de pronto o convite feito na primeira reunião, conheceu todo o projeto, se inteirou de todos os detalhes e agora vamos somar forças através de grupo de trabalho para de fato implantar restaurante popular em Foz”, explicou o vereador Galhardo.

O Prefeito Chico Brasileiro (PSD), destacou “sabemos a importância que os restaurantes populares têm para a população, em especial para os trabalhadores e pessoas mais vulneráveis. Por isto, fizemos esta visita para conhecer o funcionamento dos restaurantes em Cascavel e avaliar como podemos trazer o projeto para Foz, conforme a realidade da cidade. É uma iniciativa pela qual iremos batalhar agora”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.