Legislativo amplia discussões sobre a falta de vagas para estacionar na região de escola e Cmei do Porto Belo

por alanis — última modificação 10/05/2023 13h04
Debate foi proposto pela vereadora Anice Gazzaoui (PL)

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A problemática sobre a falta de vagas para estacionamento de veículos na região da Escola Municipal Monteiro Lobato e do Cmei Dom Olívio Aurélio Fazza foi tema do debate proposto pela vereadora Anice Gazzaoui (PL) e intermediado nesta quarta-feira, 10 de maio, na Câmara Municipal.

A audiência pública foi realizada por meio do requerimento n° 142/2023 no Plenário da Casa de leis com o objetivo de atender a uma demanda dos pais e responsáveis de alunos das instituições de ensino que relatam dificuldades para levarem e buscarem os filhos, assim como estacionarem seus carros em locais adequados. O debate foi aberto pelo presidente da Casa, vereador João Morales (União), e conduzindo pela proponente, Anice (PL).

“Estamos falando do direito de crianças e do direito de ir e vir. Quando estivemos ali, vimos a dificuldade”, aponta Anice Gazzaoui (PL), proponente do debate. Sendo uma região que demanda de atenção da Polícia Rodoviária Federal - PRF, Foztrans e da Itaipu também, a parlamentar expõe a necessidade de se abrir as tratativas e fornecer uma solução viável para todos. “Há muita gente levando multa por lá, e não são poucas. Mas não é uma culpa da PRF, é de todo o sistema”, explica a vereadora.

Joel Domingo Valencia, diretor da escola Monteiro Lobato, primeiro expositor da audiência, esclareceu os motivos que motivaram a discussão sobre o tema, expondo a dificuldade enfrentadas por responsáveis em estacionar nas proximidades das escolas devido ao fluxo considerável de veículos que se deslocam em direção ao centro, a Itaipu e as demais instituições de ensino da região. “Que possamos fazer algo justos para que isso [acidentes] não ocorram mais”, analisa Joel. Dentre as sugestões feitas, o diretor apontou que permutas e a disponibilização de um local para transformar em um estacionamento.

Clayton Santos, presidente da associação de moradores do bairro Porto Belo, relatou que o problema existe há anos, porém o aumento de fluxo e de pessoas tornou a situação que difícil administração.

Reginaldo José Alves, expositor nesta audiência e presidente da associação de pais, mestres e funcionários (APMF) da Escola municipal Monteiro Lobato, apontou uma carência na atenção à região do Porto Belo. “Esperamos um resultado dessa reunião aqui hoje”, vislumbra o expositor.

Thainara de Almeida Rodrigues esteve representando pais e mães do bairro Porto Belo. “Nós entendemos que o estacionamento de forma indevida gera problemas”, afirma a munícipe, que faz parte do grupo de pais que foram multados por estacionarem em locais indevidos aos arredores da instituição, expressando a urgência acerca do tema.

José Valacir Correia Borges, comerciante que fez o uso da tribuna em representação aos trabalhadores do bairro Porto Belo, contribuiu que a visão de que os donos de comércios precisam compreender os pais. Segundo o mesmo, é possível intermediar e ceder um espaço para utilizar de estacionamento, contudo todos precisam entender os pais estacionam em frente e/ou nas vagas destinadas aos clientes dos comércios apenas por uma necessidade do momento.

Maria Justina da Silva, secretária municipal da educação, representando o Governo municipal de Foz do Iguaçu agradeceu o convite e a realização da audiência para que, dessa forma, o Executivo possa analisar a demanda e a necessidade desses atendimentos à população: “Essa audiência vem para que possamos analisar possibilidades para as escolas e Cmeis”.

O policial Janio Mazio, representando delegado-chefe da Polícia Rodoviária Federal, esteve nesta audiência pública explicando a função do órgão fiscalizador perante a execução da lei, no como caso das multas aplicadas ao estacionamento em locais indevidos: “Uma conduta errada, ela reverbera em outras mais”.

Demais interessados no tema fizeram o uso da tribuna e contribuíram com sugestões para a viabilização do estacionamento, disponibilização de um agente fiscalizador no local, entre outras alternativas. Pela internet, internautas registraram suas dúvidas e foram respondidos pelas autoridades presentes.

Composição da Mesa

Participaram da composição da mesa: Maria Justina da Silva – Secretária municipal da educação, representando o Governo municipal de Foz do Iguaçu; Janio Mazio, representando o delegado-chefe da Polícia Rodoviária Federal -PRF; Joel Domingo Valencio – Diretor da Escola municipal Monteiro Lobato; Clayton Santos – Presidente da associação de moradores do bairro Perto Belo; Reginaldo José Alves – Presidente da associação de pais, mestres e funcionários (APMF) da Escola municipal Monteiro Lobato; Thainara de Almeida Rodrigues, representado o grupo de pais do bairro Porto Belo; José Valacir Correia Borges, representando os comerciantes do bairro Porto Belo e os parlamentares: Anice Gazzaoui (PL), proponente do debate; João Morales (União), presidente do Legislativo; Yasmin Hachem (MDB).

CLIQUE PARA VER AS FOTOS DA AUDIÊNCIA