Juiz Antonio Lopes de Noronha Filho recebe Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu

por NICHOLAS JULIANO GALVÃO DOS SANTOS última modificação 27/06/2024 08h29
Honraria proposta pela vereadora Anice Gazzaoui foi entregue nesta quarta-feira, 26 de junho

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Na manhã desta quarta-feira, 26 de junho, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizou uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário, ao juiz Antonio Lopes de Noronha Filho, por meio do Decreto Legislativo 10/2024, de autoria da vereadora Anice Gazzaoui (PP). A solenidade, conduzida pelo presidente João Morales (União), lotou o plenário da Casa de Leis e contou com a presença de vereadores, autoridades do Judiciário, amigos e familiares do homenageado. O magistrado atuou em diversas unidades jurisdicionais, varas criminais, Vara da Família, de Juizados Cíveis Criminais e da Fazenda Pública.

A proponente fez um pronunciamento na tribuna em nome do Poder Legislativo. “Desde que chegou em Foz do Iguaçu, o Sr tem feito a diferença na vida das pessoas. O Dr. Noronha é um exemplo de que atrás da figura do juiz, também temos um ser humano humilde”. Em seguida, foi apresentado um emocionante vídeo no telão do plenário, com depoimentos de colegas e da família do homenageado.

O Dr. José Augusto Araújo de Noronha, Conselheiro Federal, Ouvidor da Ordem dos Advogados, Presidente do COADEM e irmão do homenageado, cumprimentou a todos e ressaltou a “importância de ter um bom juiz, um profissional inserido, que conhece as angústias e dilemas da sociedade”. André Reynaldo Lopes de Noronha, médico, ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa (BA) e tio de Antonio, o parabenizou: "O povo de Foz do Iguaçu, acabou de ganhar um filho ilustre, que tem manifestado a sua competência e honestidade”.

O juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto, representando a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), foi à tribuna e comentou como “o reconhecimento é mais que merecido. O Dr. Noronha é motivo de orgulho para todos os juízes da Comarca de Foz do Iguaçu”. O Presidente da Câmara, João Morales, se emocionou ao falar: “De onde eu vim, é incrível poder estar sentado ao lado de um juiz e várias autoridades. Queria agradecer pela oportunidade de conduzir esta homenagem e este momento festivo”.

Depois da leitura feita pelo vereador Alex Meyer (PP), o homenageado recebeu o pergaminho e foi à tribuna, onde fez uma série de agradecimentos. Em seguida disse: “É com muita emoção e alegria que recebo a maior honraria de Foz do Iguaçu, o título de Cidadão Honorário. O reconhecimento do trabalho na Vara da Família é um reconhecimento de um trabalho árduo, silencioso e quase anônimo, já que não há muita visibilidade. Tenho mais de 21 anos de magistratura, com 20 anos em Foz do Iguaçu. Agradeço a Câmara Municipal, pela aprovação por unanimidade a honraria e por essa belíssima sessão. Agradeço aos vereadores presentes e em especial a vereadora Anice Gazzaoui”, concluiu Antonio Lopes de Noronha Filho.

História de Vida

Antonio Lopes de Noronha Filho, nasceu em Curitiba em 1970, é casado com Viviane Negrão de Cruz Noronha e tem dois filhos, Antônio Lopes de Noronha Neto e Arthur Cruz Lopes de Noronha. O homenageado é formado em Engenharia da Computação e Direito pela PUC-PR. Ele foi aprovado no Concurso Público da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, tomando posse no final de 2003. Nos anos seguintes, atuou em Foz do Iguaçu como Juiz de Direito em diversas varas desde 2005 a 2024.

Além disso, fez parte da jurisdição eleitoral nas eleições de 2008 e 2014. Nos anos de 2018 e 2019, foi professor da Escola da Magistratura do Paraná, na unidade de Foz do Iguaçu, no módulo de Prática de Direito de Família. Também foi Diretor Executivo da AMAPAR (Associação dos Magistrados do Paraná) de 2014 até 2023.

Clique aqui para mais fotos do evento.