Jogos inter-atléticas da fronteira farão parte do calendário oficial do município

por Diretoria de Comunicação última modificação 11/07/2022 14h09

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Uma forma de incentivo ao esporte e também ao trabalho social, institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Foz do Iguaçu o evento denominado Jogos Inter-Atléticas da Fronteira (JOIA Fronteira), que deverá ser realizado no segundo semestre, até o dia 30 de novembro, em quatro dias de duração. O projeto de lei 183/2021, aprovado na sessão desta segunda-feira (11/07), de autoria da vereadora Yasmin Hachem (MDB), reconhece também a importância econômica do evento para o município, uma vez que congrega 12 atléticas, aglutinando cerca de 4.500 pessoas e acaba sendo gerador de renda.

A vereadora Yasmin Hachem (MDB) foi à tribuna defender a matéria: “Uma atlética é uma associação que representa um curso de uma instituição ou de uma instituição inteira. O objetivo é o fomento dos jogos universitários. As atléticas realizam função importante de incentivo ao esporte universitário. Para isso, fazemos eventos, festas, ações sociais. Além disso, os jogos movimentam a economia local. As cidades como Toledo, Cascavel, Umuarama, já perceberam que os jogos movimentam a economia. Criamos o Joia para ser referência e é realmente isso que está se tornando”.

De acordo com o projeto, além de atividades esportivas, os jogos realizam ações educacionais e sociais, tais como: arrecadação de alimentos e agasalhos; doação de sangue, dentre outras ações. Segundo a matéria, o município deve participar do evento a partir da cessão de espaços públicos.

A vereadora Anice Gazzaoui (PL) disse: “Acompanho sua luta, Yasmin. Esse projeto é um dos que você já tem se destacado nesta casa de leis. Isso muito me orgulha. Parabéns por esse projeto inovador”. O vereador Ney Patrício (PSD) também acrescentou: “Isso vai na direção de completar o senso cívico e a disciplina. Isso cumpre de fato o papel social, que muitas vezes o Estado não cumpre”, falou o vereador Ney Patrício (PSD). O projeto de lei foi aprovado em dois turnos e segue agora para sanção do Executivo.

Associação Iguaçuense Sipalki-do Kontakto Escorpion Fighter declarada de utilidade pública

Outro projeto (PL 59/2022), aprovado na sessão de hoje, declara de utilidade pública a Associação Iguaçuense Sipalki-do Kontakto Escorpion Fighter. A matéria é de autoria do vereador João Morales (União Brasil). O autor do projeto destacou: “Compromisso e respeito com esporte do Anderson, idealizar da instituição, estava acima de tudo. A gente sabe e reconhece na história. Ele transformou o espaço da sua casa, seu lazer e abrir para a população. Ele preferiu ter espaço para atender a comunidade. Poucos fazem isso. Junto com sua família, esposa. Muito me orgulho em propor a utilidade pública”.

Além de esporte, a entidade promove ações sociais, como distribuição de cestas natalinas, doces e brinquedos em regiões carentes da cidade.

Clique aqui para mais fotos