Hélio Lewin, após 50 anos de carreira no MP, é condecorado Cidadão Honorário de Foz
O Poder Legislativo condecorou o Dr. Hélio Airton Lewin com título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. A solenidade foi aberta e conduzida pelo presidente da Casa, vereador João Morales, ao lado da ex-vereadora Nanci Rafain Andreola, autora do projeto em 2017 que concedeu o título. A cerimônia foi abrilhantada pela banda do 34º BIMEC e contou a presença de diversas autoridades da Promotoria de Justiça do Paraná e os vereadores Ney Patrício, Marcio Rosa e Cabo Cassol.
O Presidente do Legislativo, vereador João Morales destacou: “O senhor tem história, como pai, esposo, como Promotor, Procurador e como cidadão. Essa é a missão de todo cidadão que ao nascer é dada por Deus. Porém, poucos abraçam essa dádiva e colocam em prática. Com esse currículo que foi lido hoje aqui posso dizer que o senhor abraçou sua missão. Digo, de todo coração, obrigado por todos os feitos realizados em sua gloriosa vida, que com certeza não foi fácil. O senhor é um grande exemplo a todos nós”.
O título foi entregue em atendimento ao Decreto Legislativo 01, promulgado em 23 de fevereiro de 2018, de autoria da então vereadora, Nanci Rafain Andreola, que fez uso da palavra: “Muito obrigada a todos os vereadores da atual Legislatura que aceitaram fazer a entrega desse título. Nossa amizade (com Hélio Lewin) começou há mais de 50 anos. Hoje é um dia de grande alegria por celebrarmos a trajetória de um homem tão singular, por uma cidade que o acolheu com coração. Estamos aqui para reconhecer de maneira oficial o que já é evidente em sua caminhada. Você luta com coragem por aquilo que é certo e justo. Ao receber esse título você nos ensina algo tão valioso que é o verdadeiro pertencimento, que é não só estar em um lugar, mas contribuir para que ele seja melhor, você fez isso”.
Vida dedicada ao Ministério Público
O Promotor de Justiça, Rudi Burkle, que também é coordenador administrativo do Ministério Público em Foz do Iguaçu, afirmou: “Essa é uma demonstração da importância da sua vida, sua história e da marca que o senhor deixou no Ministério Público do Estado do Paraná”.
Gilberto Giacoia, Procurador de Justiça, também ponderou: “Hoje está colhendo o que plantou, o que soube muito bem semear. Sua linda família, seus amigos e quero abraçá-lo, como abraça o Ministério Público, honrado e orgulhoso, por tê-lo sempre em nossos melhores quadros”.
Symara Motter, Promotora de Justiça e presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, declarou: “O senhor é um exemplo de promotor, de ser humano, para todos nós presentes. É uma honra estar aqui representando tantos colegas para homenagear o senhor. Hoje é dia de grande celebração, estamos aqui para reconhecer e celebrar quem dedicou 50 anos da sua vida à Justiça. O legado do senhor é sobre sua postura ética, firmeza moral e compromisso com a verdade. Hoje celebramos sua trajetória profissional, mas principalmente sua inserção na vida dessa cidade. Sua luz, sua paixão pela justiça não se apagam”.
A Promotora de Justiça Nayani Kelly Garcia, Diretora-secretária da Procuradoria Geral de Justiça do Paraná, pontuou: “Esse é um momento de celebração de seu legado que continuará vivo em cada um de nós. Esse título é mais do que uma honraria, é um símbolo da gratidão por tudo o que o senhor representa”.
Gratidão pelo Título de Cidadania Honorária
Hélio Lewin afirmou que já se considerava um filho de Foz do Iguaçu. “Tenho um amor muito grande por essa cidade. Aprendi a gostar de Foz do Iguaçu. Aqui fui muito feliz, aqui constituí família. Retornar para mim é sempre muito prazeroso e agora para formalização desse título que deixa orgulhoso e ainda mais feliz com a cidade e o seu povo. Ser considerado, oficialmente, cidadão dessa terra, é uma grande honra”, disse.
O mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu agradeceu à empresária e ex-vereadora Nanci e também ao atual presidente da Casa e os membros da legislatura que propiciaram a realização do ato solene. Fez um agradecimento especial à família e aos muitos convidados que prestigiaram o evento.
“A honraria hoje outorgada constitui o reconhecimento que Foz do Iguaçu faz do valor e importância do Ministério Público. Agradeço aos que me ajudaram na jornada pela vida com seus ensinamentos. Lutamos pelo mesmo ideal, idêntico propósito. Tenho profunda e intensa gratidão”, declarou o homenageado.
História de vida de Hélio Lewin
O homenageado, natural de Curitiba (PR), ingressou no Ministério Público do Paraná em 1971, atuou como Promotor substituto nas comarcas de Irati, Rebouças, Mallet, Teixeira Soares, União da Vitória, São Mateus do Sul e Palmas, tendo sido promovido a promotor de Justiça de entrância inicial da comarca de Matelândia (1973). Em 1977, foi promovido à Entrância intermediária em Foz do Iguaçu e, na sequência de sua carreira, à entrância final de Curitiba, em 1982. No mesmo ano, foi designado para prestar serviços na 8ª seção judiciária em Curitiba, mas atuou no gabinete do procurador geral de justiça, na assessoria de recursos, para, na Sequência, ser nomeado chefe de gabinete da secretaria de estado de segurança pública, de 1983 a 1987.
Após reassumir suas funções no ministério público, foi designado para a vara de execuções Penais e corregedoria dos presídios da comarca de curitiba, passando, em seguida, para a 2ª Vara de execuções penais. Foi designado à função de adjunto da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Paraná. Em 1990, tornando-se procurador de justiça em 18 de fevereiro de 1991. Ocupou o cargo de diretor-secretário da procuradoria-geral de justiça durante os anos de 1992 a 1994, sendo nomeado, a seguir, em 1995, coordenador do centro operacional das Promotorias de execução penal e, após, eleito corregedor-geral do ministério público por Dois mandatos consecutivos (1997 e 2001).
Após concluir o segundo mandato, retornou ao cargo de coordenador do centro de apoio Operacional das promotorias de execuções penais em 2002, sendo designado como Representante permanente no grupo nacional de combate às organizações criminosas.
Foi eleito também para dois mandatos alternados como membro do conselho superior do Ministério público. Em 2015, passou a integrar o 1º grupo da procuradoria de justiça Criminal, do qual foi coordenador durante vários anos, ocupando a presidência do órgão Especial do colégio de procuradores de justiça em inúmeras ocasiões na condição de Membro decano do aludido colegiado.
Exerceu a presidência do conselho nacional dos corregedores gerais do ministério público Dos estados e federal, implementando diversas medidas de relevada importância na atuação Dos agentes do ministério público.
Ele também já integrou a Polícia Rodoviária Federal e advogou, ambos por curto período: de 1968 a 1970. Em 2021, assumiu a coordenação do centro de apoio operacional das promotorias criminais, do júri e de execuções penais.
Lewin se aposentou em 31 de dezembro de 2021, aos 75 anos de idade, após um pouco mais de cinco décadas de profícua carreira no Ministério Público do Paraná.
CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS DO EVENTO