Guarda Municipal terá norma disciplinar regulamentada em lei

por Diretoria de Comunicação última modificação 25/10/2019 12h34
Comissão de vereadores vem realizando reuniões sobre projeto do Executivo em trâmite na Câmara Municipal

Está tramitando na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu um projeto de lei (95/2019) que trata do regulamento disciplinar da Guarda Municipal. Em virtude disso, o vereador Rogério Quadros (PTB) realizou uma reunião com Secretário Municipal de Segurança Pública, Reginaldo Silva, e outros profissionais da segurança pública do município, a fim de debater o entendimento do projeto.

O regulamento disciplinar estabelece alguns parâmetros para normas gerais de atuação da GM; apresentação pessoal; fiscalização e controle operacional e atuação na central de operações e segurança da sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública; transgressões disciplinares; tipificação de infrações, dentre outras disposições relativas à atuação da Guarda Municipal.

O Executivo justificou que o atual regulamento interno da Secretaria Municipal de Segurança Pública foi instituído por meio de decreto que condensam muitos assuntos e por vezes ficam desconexos. O jurídico da Casa de Leis analisou o projeto e afirmou que embora algumas regulamentações estejam previstas no decreto, o mais correto é que a normativa esteja respaldada em lei específica. E, analisando o projeto de lei em trâmite, não visualizou nenhuma ilegalidade na tramitação da matéria e apreciação posterior por parte dos parlamentares.

A questão é continuar discutindo o projeto com a categoria, até chegarem a um consenso para levar à votação do plenário. “Discutimos alguns pontos hoje e antes de entrar em discussão e votação vamos debater com o sindicato (Sismufi) em outra reunião aqui na Câmara”, destacou o vereador Rogério Quadros.