Gestão da Câmara inova, gera economia e avança em transparência e eficiência

por NICHOLAS JULIANO GALVÃO DOS SANTOS última modificação 18/06/2024 13h23
Prestação de contas de 2023 foi apresentada pelo Presidente João Morales e equipe em reunião da ACIFI
Gestão da Câmara inova, gera economia e avança em transparência e eficiência

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Na tarde de segunda-feira, 17 de junho, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu participou de reunião da ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu), quando fez a prestação de contas de 2023. O presidente do Poder Legislativo, João Morales e a equipe técnica apresentaram os resultados da gestão com destaque para redução de gastos, inovação e avanços em transparência e eficiência. Além disso, a Câmara apresentou número recorde de proposições, com 182 projetos de lei, 876 requerimentos e 2413 indicações, o dobro em relação ao mesmo período da legislatura anterior.

Outra boa notícia é que as contas de 2023 têm parecer pela aprovação no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), sem ressalvas. Após medidas de contenção de gastos, a mesa diretora conseguiu no ano passado uma economia de R$ 5,1 milhões, devolvidos para a Prefeitura. Houve economia em aluguel, com o anexo sendo desativado, já que o local gerava uma despesa de aproximadamente R$ 500 mil por ano.

A nova sede da Câmara também foi tema, com gatilhos que serão deixados para a próxima legislatura, com a casa em ordem. O Presidente da Câmara, João Morales, falou como “é importante estar à frente desse trabalho, vendo que os alcances da Câmara Municipal neste período foram tamanhos. É uma alegria muito grande dividir isso com a sociedade”.

Danilo Vendruscolo, Presidente da ACIFI, abordou a postura do Legislativo Iguaçuense: “Para nós é um prazer e a gente espera que todo gestor público, de fato, possa ter esse tipo de iniciativa. Vimos aqui nesta prestação de contas, uma evolução no processo de gestão e da boa aplicação dos recursos públicos”.

Transparência

A Casa de Leis alcançou o nível ouro em transparência no ranking do TCE (Tribunal de Contas do Estado do Paraná), ficando nas primeiras posições entre as maiores cidades do Paraná. Ainda foi instaurado as assinaturas digitais, possibilitando maior agilidade, reduzindo papéis e materiais com a diminuição de 90 mil impressões, só nos últimos cinco meses. O teletrabalho foi implementado, levando a redução drástica de atestados médicos e um aumento na produtividade. Também foram apresentadas formações, cursos e oportunidades para os servidores.

O legislativo iguaçuense também obteve avanços na conquista de canal aberto da TV Câmara, com a liberação da ANATEL. Agora falta a estruturação. As Sessões Itinerantes também estão cada vez mais presentes, trazendo a Casa de Leis diretamente para os bairros da comunidade.

Câmara no cenário nacional

A Câmara de Foz do Iguaçu foi protagonista no maior evento nacional de tecnologia e inovação do Legislativo, o EnGITEC 2024, do Senado Federal. Pela primeira vez Foz do Iguaçu participou como expositora. A partir desse sucesso, o Legislativo iguaçuense trabalha para se tornar um polo de Escola Legislativa, trazendo os modernos cursos para os servidores de câmaras de todo o Paraná.