Funcionários da Câmara participam de treinamento para prevenção e combate a incêndios

por Diretoria de Comunicação última modificação 22/10/2018 12h21
A capacitação abordou os métodos de prevenção e as formas de agir em caso de incêndios, tanto no local de trabalho quanto em residências

Servidores, assessores parlamentares e estagiários da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu participaram nesta segunda-feira (22) de um treinamento para combate a incêndio. O curso foi ministrado pelo soldado do Corpo de Bombeiros, Leonardo Pereira Triaca, que repassou aos colaboradores uma apresentação completa que abordou os modos de propagação das chamas, formas de agir em caso de incêndio, rotas de fuga e métodos de prevenção.

Além disso, Triaca também explicou as classificações de incêndio, bem como seus métodos de extinção. Para incêndios de classe A, em superfícies sólidas como madeira e móveis, deve-se utilizar a extinção por resfriamento utilizando o extintor de água pressurizada ou o de Co². Para a classe B, em combustíveis líquidos ou gases combustíveis, o método é o abafamento. Já para a classe C, em materiais energizados, a alternativa é desligar a fonte de energia, para então extinguir o incêndio. O extintor mais indicado para os casos B e C é o de pó químico que promove o abafamento quando lançado na base do fogo.

O curso também abordou as normas legais de segurança exigidas pelos órgãos competentes. Como apontado por Triaca, a Câmara obedece essas regulamentações, entre elas, a atenção a recarga anual dos extintores e posição ideal para a instalação nos ambientes. Entretanto, sugeriu mais um extintor de Co² próximo ao operador de mesa de som do plenário para casos de princípio de incêndio nos equipamentos. Alertou ainda que o tipo de material existente no plenário favorece a propagação rápida de incêndio, devendo se utilizar extintores se o fogo ainda estiver no início.

O atendimento primário às vítimas foi outro aspecto apontado pelo soldado, que orientou também como promover a saída rápida de um local de incêndio adotando medidas adequadas de segurança.

Atividade prática

Após o curso teórico no Plenário da Casa de Leis, os participantes dirigiram-se a área externa da Câmara para testar os métodos de extinção de chamas com os diferentes tipos de extintores: Água pressurizada, Co² e pó químico. De acordo com Triaca, a parte prática da capacitação é a forma de fixar o que foi repassado previamente e contribui para que o aluno tenha mais preparo no momento de combater o acidente.

Clique aqui para mais fotos