Foztrans esclarece custos do sistema de transporte coletivo para vereadores

por Herika Quinaglia última modificação 06/07/2022 12h19
A reunião foi realizada a pedido da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Casa
Foztrans esclarece custos do sistema de transporte coletivo para vereadores

Foto: Assessoria

Os vereadores, Presidente Ney Patrício (PSD), Adnan El Sayed (PSD), presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana e a vereadora Yasmin Hachem (MDB) participaram de uma reunião com o Diretor superintendente do Instituto de transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) Licério Santos e equipe.

Durante o encontro, realizado na última terça-feira (5), foram apresentados custos do sistema de transporte coletivo. A intenção do Foztrans foi esclarecer as despesas e receitas da operação para demonstrar a necessidade do aumento da passagem, em vigor desde a última segunda, 04.

Outra informação repassada aos vereadores foi a queda do número de usuários do transporte, que se iniciou durante a pandemia e ainda não foi reestabelecida, de acordo com Santos. Em 2019 a média de pessoas utilizando o sistema era de 67 mil/dia, e no último mês foi contabilizado 42 mil/dia.

Aumento da passagem

Os vereadores voltaram a questionar o reajuste da passagem. O superintendente do instituto informou que o aumento de R$ 4,10 para R$ 4,50, é inferior a 10%, e menor do que, por exemplo, aos acréscimos sucessivos no preço do diesel, que representa 29% na tabela de composição. Isso sem contar o impacto dos novos valores da folha salarial. No caso, os usuários que usam o cartão diariamente pagarão R$ 4,50, enquanto os passageiros que pagarem a passagem em espécie o valor será de R$ 5,00.

Ainda na reunião, o grupo de parlamentares questionou sobre o andamento dos estudos do novo modelo de contrato, previsto para o próximo ano.