Foz avança em sistemas digitais para agilidade no serviço público

por Diretoria de Comunicação última modificação 13/09/2018 11h50
Vereadores debateram plano de informatização com o Secretário Municipal da Tecnologia da Informação

O Secretario de Tecnologia da Informação, Evandro Ferreira, acompanhado da equipe técnica, estiveram no Plenário da Câmara Municipal nesta quarta-feira (12) para uma reunião com os vereadores. Na oportunidade, o gestor da pasta apresentou os trabalhos realizados pelo setor na atual gestão, que retomou programa que esteve praticamente parado por quatro anos.  A reunião faz parte de uma série de encontros entre vereadores e gestores do Executivo para um trabalho de prestação de contas e transparência.

Durante a apresentação, Evandro destacou o plano de trabalho da Secretaria. Segundo ele, as demandas mais urgentes estavam nas áreas da saúde, educação, segurança e serviços administrativos. O sistema burocrático ainda é um dos entraves para chegar a um serviço ideal de otimização no uso das ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, o secretário obteve dos vereadores o compromisso de apoio constante aos projetos de desburocratização a serem enviados pelo Executivo. Desde o ano passado vários projetos nesse sentido foram debatidos e aprovados pela Câmara. Outros estão em fase de formatação como é o caso do Destrava Foz que vem sendo elaborado em parceria com diversas instituições.   

Educação

De acordo com Evandro Ferreira, a Secretaria já instalou os cabos de internet fibra-óptica em todas as escolas municipais e CMEIs do município. “O processo de ativação já está em andamento, e, assim que estiver concluído, possibilitará que todos os locais tenham uma mesma rede digital de serviços”. Outra mudança significativa foi troca dos computadores desses estabelecimentos de ensino. A renovação promoveu uma redução no número de chamados para manutenção e consertos de máquinas, diminuindo custos.

Saúde

Outro ponto ressaltado pelos vereadores e pelos servidores da Secretaria de TI foi a instalação e atualização de sistemas informatizados na saúde do município. As principais mudanças estão na organização de atendimentos para cirurgias eletivas, prontuário digital e controle dos procedimentos com especialistas como lista de espera e serviços de diagnóstico.

Como exemplo, segundo os dados apresentados, havia uma demanda reprimida de 1000 mamografias. A modernização e maior controle possibilitaram a diminuição dessa fila com a realização de 27 exames diários. A Secretaria também trocou computadores que realizavam serviços como de eletrocardiograma, na UPA João Samek. A máquina, antiga e desatualizada, foi modificada e passou a possibilitar a realização do exame em qualquer leito.

Outras providências tomadas pela pasta foram as renovações do sistema de controle de frequência. “Agora, os profissionais registram a presença através de pontos biométricos que são integrados à folha de pagamento. O controle de medicamentos das farmácias passou a ser digital. As UPAs receberam painéis interativos com chamadas automáticas, além de diversas outras alterações que visavam o aperfeiçoamento no atendimento ao cidadão. Todos os servidores escalados para utilizar esses sistemas, receberam treinamento e certificação,” argumentou Evandro

A vereadora Inês Weizemann, que à época do início da instalação desses sistemas era Secretária de Saúde, celebrou os avanços realizados pela pasta. “Esse processo iniciou em junho de 2017, fizemos a solicitação e vocês se empenharam muito para realizar esse serviço que era apenas um sonho.  Ainda há muito que queremos fazer, e nós sabemos que vocês vão realizar esse trabalho,” comentou.

A vereadora Rosane Bonho, presidente da Comissão de Saúde, destacou os trabalhos do setor realizados até o momento e disse acreditar que os avanços vão continuar. “Somos cobrados em várias questões nessa área e estamos vendo que está sendo feito para melhorar”, opinou Rosane.

Segurança pública

A apresentação também mostrou o que vem sendo feito para que a tecnologia auxilie na segurança do município. Foi instalada uma rede interligada com mais de 200km de fibra-óptica. Foi realizado um mapeamento com 220 pontos de vídeo-monitoramento para atualização e ampliação do sistema de câmeras de segurança. A previsão é de que estejam interligados e funcionando até o início de 2019.

Desburocratização

O presidente da Câmara, Rogério Quadros e o 1º vice-presidente Celino Fertrin, questionaram a demora que ainda persiste para abertura e regulamentação de empresas em Foz do Iguaçu. Evandro relembrou a aprovação de Lei Municipal nº 4.536, votada pelos parlamentares, que autorizou a utilização de meio eletrônico para a gestão dos processos administrativos e de documentos de arquivo. “Isso está ajudando na desburocratização e estamos avançando também na questão do protocolo digital. Enfrentamos sim algumas resistências por conta de normas antigas e o processo burocrático. A tendência é que essas questões sejam contempladas no projeto Destrava Foz”, informou.

Segundo o secretário, “com diversos protocolos sendo feitos digitalmente, os serviços públicos foram destravados e tivemos uma diminuição considerável nas filas e os trabalhos ficaram mais ágeis”.       

O presidente Rogério destacou a necessidade de uma mudança de postura. “Temos uma dificuldade em alguns setores para entender que os tempos são outros. O trabalho precisa ser feito em rede e isso vai facilitar o serviço do servidor público. O trabalho da TI é muito importante para dar suporte aos funcionários de todas as pastas. Daqui a alguns meses nós queremos convoca-los novamente para mostrar como tudo está funcionando. Vocês, como servidores da pasta, podem apresentar sugestões de projetos, pois nisso, nós vereadores podemos ajudar e aprovar diretrizes que serão seguidas por várias outras gestões,” ressaltou Rogério Quadros.

Planos futuros

Para o próximo ano, o Secretário pontuou que os trabalhos continuarão de forma intensa para cumprir as metas traçadas pela equipe. Entre elas está a instalação de internet em praças públicas do município; a garantia do pleno funcionamento de câmeras de segurança; a busca por mais investimentos na pasta e a otimização de diversos serviços de tecnologia oferecidos pelo município.

O líder do governo na Câmara, vereador Jeferson Brayner, afirmou que com muita propriedade e conhecimento o Secretario Evandro passou aos vereadores as soluções digitais no serviço público. “A tecnologia mais do nunca é muito importante na administração pública, pois otimiza o trabalho e também aumenta a eficácia e auxilia muito os servidores e população.  Portanto, foi de grande importância essa explanação, onde de forma prática vimos a tecnologia nas áreas da educação, saúde, segurança pública e diversos outros que fazem parte da administração pública”, completou Brayner.


Clique aqui para mais fotos

registrado em: ,