Federação Internacional de Educação Física é homenageada em Foz do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 20/05/2024 11h16
Entidade celebra 40 anos de realização do congresso internacional de educação física no Município
Federação Internacional de Educação Física é homenageada em Foz do Iguaçu

Foto: Silvio Vera- Câmara Foz

A Câmara de Foz do Iguaçu realizou na noite de sexta-feira, 17 de maio, a Cerimônia de Entrega da Moção de Aplauso 21/2023, de iniciativa do Vereador Marcio Rosa (PL) à Federação Internacional de Educação Física e Esportiva – FIEPS. A homenagem é um reconhecimento ao trabalho realizado e ao desempenho e dedicação da entidade tendo Foz do Iguaçu como sede de eventos anuais. A cerimônia foi conduzida pelo Presidente do Legislativo, vereador João Morales (União Brasil). O professor doutor, Almir Gruhn, presidente da FIEPS, recebeu a placa da Moção.

O proponente, vereador Marcio Rosa, declarou: “Esse é um momento importante para nós. Me sinto honrado de conceder essa honraria a tão reconhecida FIEPS. Ter o professor Almir aqui conosco é questão de orgulho. A FIEPS desenvolve vários trabalhos que contribuem muito com a qualidade de vida das pessoas e dignidade de viver. Auxilia os profissionais na caminhada, publica artigos, tem estudos. Precisamos pensar mais na qualidade de vida aos jovens, adultos, idosos. Uma pessoa que pratica esportes com certeza a chance de adoecer no futuro é pequena. Meu fraterno abraço a todos que vieram prestigiar a homenagem”.

O vereador João Morales classificou os atos da FIEPS. Segundo ele, “isso é fazer a diferença. A transformação gigante acontece no dia a dia e o senhor (professor Almir) construiu isso ao longo da trajetória”.

40 anos do Congresso de Educação Física

O professor doutor Almir Gruhn enfatizou: “Fui o primeiro professor de educação física em 100 anos a receber o título de cidadão honorário de Foz. E agora uma Moção de Aplauso. É bom ter esse reconhecimento, nesses 40 anos de eventos, de congresso internacional de educação física em Foz. A FIEPS tem 101 anos agora. Tivemos oito presidentes e estamos em 152 países. Que a gente continue nesse trabalho. Temos avanços que acontecem e com certeza vamos conseguir mais”.

Também prestigiaram o evento: Antônio Sappia, secretário municipal de esportes; vereador Rogério Quadros; vereador Cabo Cassol; Mauricio Pedroso, diretor do Descomplica Uniamérica Centro Universitário; Major Eliseu Gonçalves, diretor do 5° colégio da polícia militar; Everson Marquetti, Diretor do Instituto de Ensino Superior de Foz; Rodrigo de Souza Silva, Presidente da ApeFoz (Associação dos professores de educação física de Foz);

Douglas Nunes, Coordenador do curso de educação física da Descomplica Uniamérica; Gleicy Silva, Coordenadora da clínica de fisioterapia São Camilo; Aline Fuhr, coordenadora da Ágape instituto de nutrição e estética avançada; Pedro Soares, professor de educação física da rede estadual do Paraná.

Homenagem aos profissionais

Na oportunidade, a FIEPS também entregou medalhas e certificados aos profissionais da área. A outorga do Legislativo reconhece a importância do trabalho da FIEPS, que desde 1923 tem promovido a educação física e o esporte mundialmente, contribuindo para a formação e atualização contínua dos profissionais da área. O reconhecimento do Legislativo à instituição, celebra a história e os feitos da FIEPS, reforçando seu papel na cooperação internacional e no desenvolvimento de atividades físicas e esportivas.

Clique aqui para mais fotos