Família recebe homenagem pelo legado do professor Sérgio Luiz Winkert (in memoriam)
Na manhã desta quinta-feira, 5 de dezembro, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu realizou a entrega da Moção de Aplauso nº 18/2024 à família em homenagem ao professor e servidor público Sérgio Luiz Winkert (in memoriam). A iniciativa do vereador Adnan El Sayed, reconhece a trajetória de luta e as contribuições significativas de Sérgio em áreas como turismo, cultura e esporte no município. O ato solene foi conduzido pelo Presidente da Câmara, João Morales.
O vereador destacou a relevância de Sérgio Luiz Winkert, conhecido como "Serginho", em diversos projetos. “Serginho era uma pessoa que merecia receber essa homenagem em vida, mas Deus o levou cedo. Ele era envolvido em várias atividades, projetos esportivos e na cultura, além de ser professor de turismo na UNIOESTE. Junto com meu gabinete, ajudou a elaborar o projeto de lei de turismo comunitário, que hoje é lei. Ele deixou sua marca no esporte, na cultura, no turismo e nas políticas públicas da nossa cidade. Era um amigo, um pai presente, e nada mais justo que sua família receber essa homenagem por ele”, disse Adnan El Sayed.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, além de amigos e familiares de Serginho. Entre os presentes estavam Lara Luciana Leal, representante do diretor geral da Unioeste, Sergio Fabriz; Aldino Cardias, Diretor de Planejamento da Secretaria Municipal do Esporte; Sergio Muniz dos Santos, Vice presidente do Conselho Municipal do Esporte; Asseim Dabaja, do Gabinete do Prefeito; Evlin Gamra, da Secretaria da Justiça do Paraná; Fernando Martins, Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu; Irmã Terezinha, Coordenadora Casa do Imigrante; Juca Rodrigues, Diretor Presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu; Amar Alrai, Centro Cultural Beneficente Islamico de Foz do Iguaçu - Mesquita de Foz; Sheikh Mohamad Khall, Líder religioso da Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu; e Jihad Abuali, Diretoria de Assuntos Internacionais.
Dedicação e reconhecimento
Janaína Priscila Winkert, esposa de Serginho, emocionou-se ao falar sobre o legado do marido: “Estou aqui muito emocionada e com uma grande responsabilidade de receber essa homenagem ao meu marido. Sérgio dedicou sua vida ao bem comum, sempre acreditando na transformação social por meio do trabalho e do conhecimento. Ele foi um pai dedicado, um marido leal e um amigo para todos. Mesmo enfrentando dificuldades, sempre estendeu a mão a quem precisava. Sei que ele está recebendo nosso carinho e reconhecimento por toda a inspiração e dedicação que deixou como legado”.
O presidente da Câmara, João Morales, encerrou o ato solene enfatizando a importância do trabalho de Serginho para a cidade. “Seu compromisso como servidor público e educador dedicado inspira todos nós. Ele transcendeu suas áreas de atuação, deixando um legado que permanecerá vivo em nossa memória e na história de Foz do Iguaçu”.
Formado Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Unioeste, Sérgio atuou como servidor público desde 1991 e como professor da Unioeste a partir de 2001. Durante sua carreira, ocupou cargos de relevância, como coordenador do curso de Turismo e da Incubadora de Direitos Institucionais e Organizações Solidárias (INDIOS). Ele também liderou o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (CEPAC) e foi vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). Faleceu no dia 2 de maio de 2024 de causas naturais.