Excepcionalmente, feriados de 10 e 24 de junho serão pontos facultativos este ano em Foz do Iguaçu
Os vereadores de Foz do Iguaçu aprovaram em sessão extraordinária nesta sexta-feira, 05 de junho, o projeto de lei (59/2020), de autoria do Executivo, que transforma os feriados de 10 de junho (aniversário do município) e 24 de junho (Dia de São João, padroeiro da cidade), como pontos facultativos. A medida permite funcionamento opcional dos estabelecimentos comerciais. Válida excepcionalmente para esse ano, a alteração busca amenizar os impactos da crise econômica que se abateu e seguirá por mais um tempo, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Com aprovação do Legislativo, a matéria segue para sanção do Prefeito e publicação em Diário Oficial.
O relator do projeto nas comissões reunidas da Casa, vereador Elizeu Liberato se manifestou: “O projeto encaminhado pelo Executivo que transforma esses dois feriados em pontos facultativos tem o objetivo de que o comércio, os empresários que já tiveram prejuízo com fechamento anterior, que possam abrir sem nenhuma penalidade”, explicou Elizeu.
“O projeto trata-se de uma medida, em caráter excepcional, válida somente para este ano, para que possamos ter o necessário enfrentando da crise. Há muitas pessoas desempregadas por conta da pandemia. Passamos por momento de quarentena. Foz do Iguaçu vem tomando todos os cuidados necessários e controlando a pandemia”, acrescentou o vereador Marcio Rosa (PSD).
Para o vereador Rogério Quadros (PTB), “neste momento em que buscamos o equilíbrio entre a preservação da vida e da atividade econômica, isso traz mais um gás para a economia. É a Câmara auxiliando esse momento difícil que estamos passando”
O líder do Executivo na Câmara, vereador Jeferson Brayner (PSD), também se manifestou: “Quero agradecer a todos que foram rápidos na análise da matéria, entendendo a necessidade do projeto que o Prefeito Chico Brasileiro colocou em relação aos comerciantes e empresários. A Câmara está empenhada em fazer com que a cidade possa entrar nesse crescimento. Levamos um impacto, com muitas pessoas tendo que fechar seus comércios. Uma medida dessa ajuda a amenizar”.
O Vereador Celino Fertrin (Podemos) pontuou que o Executivo também dialogou com a Igreja Católica sobre o feriado de padroeiro da cidade. “Um dos feriados é católico, o do dia de 24 de junho é dia de São João Batista, em que o Prefeito consultou a Igreja Católica, por meio do Bispo Dom Sérgio. A Igreja não se opôs em o feriado se tornar ponto facultativo, em virtude da pandemia”.