Empresário Vilmar Andreola é o mais novo Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 20/11/2019 12h56

“A gente nunca faz sucesso sozinho”. Assim definiu grande parte da vida o mais novo cidadão honorário de Foz do Iguaçu, empresário Vilmar Andreola. Ele recebeu a honraria nesta terça-feira, 19, em sessão solene da Câmara Municipal e com o plenário lotado de autoridades, Prefeito Chico Brasileiro, familiares e amigos, dentre eles Jorge Samek, Ex-Diretor Geral de Itaipu, margem brasileira. Casado com Nanci Rafagnin Andreola e pai de três filhas, o empresário reside desde 1977 em Foz do Iguaçu, onde construiu a história e também ajudou a pavimentar os rumos da cidade e do turismo iguaçuense. A honraria foi proposta pelo Presidente da Câmara, Vereador Beni Rodrigues e aprovado por unanimidade.

O prefeito Chico Brasileiro fez seu pronunciamento. “Em nome da Prefeitura, não poderia faltar neste momento de reconhecimento. Essa homenagem representa a expressão verdadeira de uma história dedicada a construir Foz do Iguaçu. Vilmar, com visão conseguiu comprar esse prédio da Câmara, reformar e ampliar, digno do que Foz merece”, destacou.

Na opinião do prefeito, “Vilmar é uma das pessoas essenciais à vida. Ele trabalha com amor e transmite essa empolgação a todos nós. É um homem de fazer, abraçar causas, se empenhar naquilo que acredita. Hoje a Câmara entrega um título absolutamente merecido. Vocês acreditaram e souberam plantar uma Foz do Iguaçu que hoje estamos colhendo os frutos. Foram baluarte de uma história que merece ser contada. A cidade entrega o título de extremo merecimento para o povo da cidade que você ajudou a construir. Siga em frente, meu amigo”.

“Temos muito a agradecer”

O proponente da honraria e Presidente da Casa, Beni Rodrigues (PSB), afirmou: “Estou muito feliz de ter apresentado esse título a você Vilmar. Hoje é um dia especial para mim. Quantos amigos ele tem e que estão presentes neste dia. Você é um guerreiro, Vilmar, temos muito a agradecer”, enalteceu Beni.

Durante a solenidade foi exibido um vídeo em que filhas, esposa, outros familiares e funcionários contaram um pouco da história e vivencia com Vilmar Andreola. A solenidade contou com apresentação do músico Guto Resende.

“Foz é a cidade que amo e escolhi para viver”

Após receber o Título das mãos do Presidente da Casa, Beni Rodrigues, o agora cidadão honorário Vilmar Andreola externou sua gratidão. “Agradeço a Câmara, todas as autoridades presentes, amigos de Brasília, Santa Catarina, Curitiba, em especial Beni Rodrigues que me propôs esse título e teve aprovação unânime na Casa, serei grato por todos vocês em toda minha vida”.

Andreola também expôs o amor pela cidade. “Ser cidadão honorário de Foz, a cidade que amo e escolhi para viver há 45 anos é um orgulho que jamais vou esquecer em toda minha vida. Acho que na vida você nunca faz sucesso sozinho. Minha vida foi difícil, sem estudo, filho de carpinteiro, mas, de repente, venho a Foz, com 20 anos de idade. Neste local onde hoje é a Câmara, aqui meus sogros construíram uma churrascaria. Minha sogra plantava e colhia agrião aqui. A Nanci, minha esposa, vendia porque eles precisavam de dinheiro. Um dia vim até essa churrascaria. Estava almoçando e passou uma garota de 15 anos. Eu disse que ela ia ser minha esposa”, revelou.

E acrescentou: “Para ter sucesso na vida, é preciso ter gente que vai junto. Amigo é isso. Nos piores momentos das nossas empresas que foi na década de 1990. Essa família que me criou desde os oito anos de idade, nos socorreu no pior momento, quando não tínhamos turistas, eles foram parceiros nossos. Eu fui borracheiro em Matelândia, nunca neguei minhas origens. E hoje ser cidadão honorário é um dia que nunca mais vou esquecer  na vida e tenham certeza que isso vai me transformar em uma pessoa melhor”, concluiu Andreola.

Vida de dedicação e superação

Vilmar Andreola tem uma atuação de sucesso e destaque no ramo hoteleiro. Foi eleito vereador pela primeira vez em 1992. Seu trabalho e dedicação fizeram com que estivesse no cargo por mais dois mandatos, em 1997 e 2001. Muitos projetos de sua autoria ficaram marcados, como de grande relevância para a população.

Em 1999, Vilmar assumiu a presidência da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, e foi o responsável pela aquisição do prédio onde até os dias de hoje se encontra a Casa de Leis do município, antigo Banco Nacional. De 2004 a 2018, Vilmar também ocupou a Vice-Presidência do Sindhotéis – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu. O empresário é natural de São Valentin – RS, nascido em 20 de novembro de 1948. Morou em alguns lugares do Paraná até conhecer a esposa, Nanci Rafagnin Andreola, com quem tem três filhas, Ellen, Kellen, e Suellen, e é avô de Fiorella e Maria Antonia.

Mais fotos em "fotos do dia": https://bit.ly/2CZ2GI4