Empresário Jacir Piovesani é Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu

Honraria ao fundador da Casa das Fraldas foi proposta pelo vereador Dr. Freitas
Empresário Jacir Piovesani é Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu

Foto: Christian Rizzi

Com o plenário lotado, a Câmara Municipal homenageou o empresário Jacir Roque Piovesani, com o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, na manhã desta sexta-feira, 7 de junho. A sessão solene foi presidida pelo vereador Marcio Rosa, em atendimento ao Decreto Legislativo 12/2024, de autoria do vereador Dr. Freitas. O homenageado é empresário há mais de 30 anos e em 2017 fundou a associação solidária “Casa das Fraldas Mãos de Anjos Foz”, que atende centenas de pessoas, produzindo e distribuindo fraldas geriátricas de forma gratuita.

O vereador Dr. Freitas (PSDB), propositor da solenidade, foi à tribuna, agradeceu a todos que compareceram e declarou: “É importante reconhecer esse grande trabalho (da associação Mãos de Anjo) que produziu e distribuiu mais de 630 mil fraldas; e agora prepara 25 mil que serão enviadas para o Rio Grande do Sul. Queria parabenizar os voluntários, que tiram um tempo para produzir as fraldas para quem precisa. Para falar do Jacir, estou muito feliz pelo trabalho que ele encabeça, não que faça sozinho, porém, através da iniciativa dele as pessoas trabalham felizes, em saber que estão ajudando os que mais precisam”, concluiu Freitas.

A cerimônia contou com a participação da banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, conduzida pelo mestre de música Subtenente Giovani Pereira dos Santos. Dentre os participantes, também marcaram presença do secretário de Segurança Pública, Tenente-Coronel Marcos Antonio Jahnke; os vereadores Kalito Stoeckl (PDT) e Ney Patrício (Podemos); e o major Marco Antônio Ferreira, do Corpo dos Bombeiros de Foz.

Os colaboradores e voluntários do projeto “Casa das Fraldas Mãos de Anjo Foz”, Cristine Bressan e Carlos Augusto foram à tribuna. Afirmaram que Jacir é uma personalidade inspirada, cuja história de vida reflete perseverança, resiliência, dedicação e amor ao próximo. “Através do seu trabalho aprendemos que com determinação, integridade e amor é possível construir coisas incríveis, em especial essa grande família Mãos de Anjos. Esse projeto não tem dono, mas seguramente tem um pai, que se chama Jacir Roque Piovesani”;

O Tenente-Coronel Marcos Antonio Jahnke relatou o carinho pelo homenageado: “Uma pessoa que se dedica a ajudar o próximo de maneira tão leve, como você (Jacir), é de se louvar enormemente. Você é muito singelo e humilde, porém a grandeza do seu trabalho é enorme. O bem que você faz a milhares de pessoas, aqui e no Rio Grande do Sul, não tem preço”, finalizou.

Após receber o pergaminho, o homenageado Jacir Roque Piovesani, comentou sobre o surgimento da ideia da Casa de Fraldas, os diversos colaboradores, as dificuldades e falou: “Fraldas não são luxo, é necessidade e saúde. Eu recebo essa homenagem com muita alegria e emoção porque, na verdade, nesse trabalho eu sou apenas um grão de areia. O que faz a diferença são essas pessoas, esses voluntários que fazem parte do projeto. Essa homenagem está sendo destinada ao presidente, mas ela abrange a todos que estão nesse projeto”, concluiu.

O Poder Público ajuda por meio de convênio e emendas impositivas dos vereadores, porém a complementação dos valores, vem da maior parte, que é por meio de promoções de arrecadação e as doações. Para manter o projeto beneficente em funcionamento, a “Casa das Fraldas Mãos de Anjos Foz”, disponibilizou um pix para o envio de doações. Pix: 27795614000163 (CNPJ no nome de afcfmaf).

História de vida

Jacir Roque Piovesani nasceu em Caibi (SC), em 22 de agosto de 1960, é filho de Deonelo e Theresinha Piovesani e irmão mais velho de seis, atualmente é casado com Marilice Mafini Piovesani e é pai de Jéssica Mafini Piovesani Fahs.

Na sua carreira acadêmica, Jacir fez um curso de Administração de Empresas em 1985 e se formou em Ciências Contábeis em 1992. Neste mesmo ano, ele fez parte da fundação da Real Contabilidade, em 1999 fundou a Imobiliária Conquista e em 2007 criou a empresa MP Conquista.

Em maio de 2017, Jacir fundou a "Casa das Fraldas Mãos de Anjos Foz", entidade filantrópica, que através de funcionários voluntários atende pessoas fornecendo fraldas geriátricas gratuitamente. Mais de 200 pessoas doentes e acamadas são atendidas mensalmente pela associação.