DTCEA é homenageado pela atuação destacada no controle do espaço aéreo da fronteira

por Diretoria de Comunicação última modificação 11/10/2019 09h51
Diversos representantes de órgãos de segurança pública marcaram presença na honraria concedida pela Câmara de Vereadores

Nesta quinta-feira, 10 de outubro de 2019, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu homenageou a atuação do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo– DTCEA-FI. A Moção de Aplauso nº 21/2019 foi entregue pelos vereadores proponentes da honraria Edson Narizão (PTB) e João Miranda (PSD), juntamente com o Presidente da Casa de Leis, Beni Rodrigues (PSB). A cerimônia lotou o plenário da Câmara com a presença de militares, incluindo representantes do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, Marinha, Guarda Municipal, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Federal e outros órgãos de segurança.

Além dos vereadores, as autoridades do poder público também acompanharam a entrega da moção, como o Secretário Municipal de Segurança Pública, Reginaldo José da Silva e o Secretário de Governo, Marcos Antônio Jahnke. “Fico muito feliz em homenagearmos esse órgão tão importante para o município e para o país” declarou o proponente, vereador Edson Narizão.

O co-proponente da homenagem, vereador João Miranda, externou o reconhecimento e admiração pela entidade. “São bravos guerreiros, responsáveis pelo controle de tráfego aéreo da nossa tríplice fronteira. Muitas vezes não valorizamos esses profissionais, mas são essenciais, heróis que não são vistos constantemente, porém estão sempre trabalhando e prol da sociedade”, afirmou Miranda.

O representante da aeronáutica, Tenente-Coronel-Aviador Luiz Otavio Esteves Pardini, Comandante do DTCEA-FI, foi quem recebeu a o título de moção e fez o pronunciamento na tribuna em nome dos colegas. “Receber uma homenagem como esse nos enche do orgulho. A história da aviação de Foz confunde-se com a história da criação da aeronáutica. Agradeço às parcerias das Forças Armadas, que contribuem para preservação da nossa soberania”, destacou.

Órgão do Comando da Aeronáutica

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu é o órgão do Comando da Aeronáutica, vinculado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo. O DTCEA é a única Organização Militar do país que presta serviços como controle e prestação de informações de voo e alerta dentro do território do Brasil e países vizinhos nos céus da fronteira.