Dilson Paulo Alves é homenageado pelos 50 anos de carreira artística

por Elaine Macena última modificação 10/04/2024 13h25
Moção de Aplauso ocorreu nesta quarta-feira, 10 de abril, no plenário da Câmara de Foz do Iguaçu
Dilson Paulo Alves é homenageado pelos 50 anos de carreira artística

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

O Poder Legislativo de Foz do Iguaçu entregou na manhã desta quarta-feira, 10 de abril, a Moção de Aplauso nº 20/2023, de autoria da vereadora Yasmin Hachem, em honra aos 50 anos de carreira do renomado artista iguaçuense, Dilson Paulo Alves. Conduzida pelo vice-presidente da Casa, vereador Rogério Quadros, a homenagem destaca a contribuição às artes plásticas e o papel vital em representar a riqueza cultural da cidade.

"Agradecemos não apenas por seu talento artístico, mas também por ser um ícone cultural que eleva o nome de nossa cidade. Esta moção é uma forma de reconhecer e enaltecer não só as artes, mas também o patrimônio cultural de nosso município", enfatizou a vereadora Yasmin, proponente da Moção.

Juca Rodrigues, diretor presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, expressou sua gratidão. “Essa homenagem é tão importante a um artista da nossa cidade porque chegar a 50 anos de carreira na arte é muito difícil. Gratidão eterna pela arte que você traz e pela representação para nossa cidade e para nosso território”, destacou Juca.

André Crevi, artista plástico, ressaltou que hoje celebramos não apenas o talento de Dilson, mas também o papel vital que a arte desempenha na nossa cidade. “O Dilson, símbolo de criatividade e perseverança na nossa comunidade artística, ao longo dessas cinco décadas ele tem sido um mestre na criação das suas formas primitivas, incorporando técnicas inovadoras e cores vibrantes nas suas obras”, falou Crevi.

Igor Rocha, diretor administrativo da Itaipu Binacional, reconheceu o poder transformador da cultura e parabenizou: “Nós acreditamos muito no poder transformador da cultura. Você faz um papel muito importante nisso e que venham ainda muitos anos. Em seu nome a cultura iguaçuense recebe essa homenagem ”.

André Alliana, secretário municipal de turismo representando o governo municipal, destacou a importância de Dilson como referência cultural.  “Quero registar o quanto você representa para esta terra. Nasceu em Foz do Iguaçu, faz arte em Foz do Iguaçu, é referência na cultura, na saúde. São pessoas que doam seu tempo para a sociedade”, disse Alliana.

Após receber a placa de homenagem, Dilson Paulo Alves agradeceu: "São poucos aqueles que chegam a 50 anos de arte. Eu como iguaçuense me sinto honrado de receber essa homenagem aqui na Câmara. A cultura é tudo na minha vida, faço arte e gosto muito do que faço”, expôs Dilson.

Também prestigiaram a homenagem as autoridades: Ariel Nicolai Cesa Dias, Juiz de direito; Aldevir Hanke, Presidente do Sindicato Dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu – Sismufi; Jailson Soares, 2º vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu – Comus; Maristela Viana, Presidente do Partido dos Trabalhadores; Grupo Escoteiros Esperança; vereadores Protetora Carol Dedonatti, vereador Jairo Cardoso; vereador Cabo Cassol, vereador Ney Patrício, vereador Kalito Stoeckl.

Finalizando a cerimônia, o vereador Rogério Quadros parabenizou os 50 anos de carreira do artista, destacando sua trajetória excepcional e seu impacto inspirador.

Artista premiado

Dilson Paulo Alves, artista visual de destaque originário de Foz do Iguaçu, conquistou reconhecimento internacional com 14 premiações em salões de arte. Aos 73 anos, sua habilidade única e dedicação à arte ao longo de cinco décadas o tornaram uma inspiração para gerações. Além de suas realizações artísticas, Dilson contribuiu significativamente para sua comunidade, dedicando mais de 20 anos a projetos de fabricação. Sua transição para as artes não apenas expressa sua paixão, mas também enriquece a cultura local.

MAIS FOTOS DA MOÇÃO