Dia Mundial de Combate a Poliomielite relembra a importância da Vacinação

por Herika Quinaglia última modificação 24/10/2022 13h27
Dia Mundial de Combate a Poliomielite relembra a importância da Vacinação

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

O dia 24 de outubro foi a data estabelecida pelo Rotary Internacional para celebrar o Dia mundial de combate a poliomielite. A data foi escolhida em alusão ao nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a doença. A paralisia infantil é uma doença contagiosa causada pelo polivírus podendo infectar adultos e crianças.

Segundo dados da Fundação e Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Brasil, os casos de poliovírus selvagem diminuíram em mais de 99% desde 1988, quando foram estimados 350 mil casos em mais de 125 países endêmicos. Em 2018, foram notificados 29 casos. Em 2017, foram 22. Das três cepas de poliovírus selvagem (tipos 1, 2 e 3), o poliovírus selvagem tipo 2 foi erradicado em 1999 e o de tipo 3 foi declarado erradicado em 2019, tornando-se assim, referência mundial em imunização e mantendo um dos maiores programas de multivacinação do mundo.

A TV Câmara conversou com a Médica Infectologista Flavia Trench, que enfatizou a importância da vacinação “O vírus ainda circula em alguns lugares da Ásia e da África, se o vírus chegar até aqui e tivermos uma população que não está protegida é um risco real de voltarmos a ter casos de poliomielite” afirmou Dr. Flavia.

Em Foz do Iguaçu

Em Foz, as campanhas de vacinação foram intensificadas durante todo o mês de setembro e outubro. A dose extra da vacina contra a poliomielite é administrada em gotas para crianças de 1 a 4 anos e está disponível em todas as unidades básicas de saúde do município. Não é preciso fazer agendamento para a imunização, basta chegar no posto de saúde e tomar a gotinha.

De acordo com informações da diretora de Atenção da Básica da secretaria Municipal de Sáude de Foz do Iguaçu, Adriana Izuka, todas as crianças com essa faixa etária devem ser vacinadas com a dose oral contra a poliomielite, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente contra a doença.
A vacinação é a única forma de prevenção para essa doença que é transmitida por meio do contato direto de pessoa para pessoa, por objetos, alimentos e água contaminada.

Aproveite a Campanha de Multivacinação e leve seus filhos para se vacinarem contra pólio e outras doenças! Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.