Dia do Povo Muçulmano será celebrado nesta quarta-feira

por Herika Quinaglia última modificação 14/05/2024 14h31
Criado por projeto de lei da vereadora Anice, ato vai ressaltar a culinária com preceitos halal
Dia do Povo Muçulmano será celebrado nesta quarta-feira

Foto: Freepik

Em um ato solene promovido pela vereadora Anice Gazzaoui, na manhã desta quarta-feira, 14 de maio, será celebrado no plenário da Câmara, a partir das 9h, o Dia do Povo Muçulmano. A data instituída pelo Projeto de Lei 53/2013, de autoria da vereadora, é o 12 maio, mas será comemorado nesta quarta. O evento, que vai destacar pessoas e empresas que atuam com religiosidade na gastronomia com preceitos halal, reconhece a significativa contribuição da comunidade muçulmana para a cidade e para o país.

Foz do Iguaçu, conhecida por sua rica diversidade cultural e religiosa, abriga a segunda maior comunidade muçulmana do Brasil. A influência dessa comunidade se estende por diversos setores, desde a economia até à gastronomia, passando pela arquitetura e pelas práticas sociais.

“Empresas e empreendedores locais que respeitam os preceitos religiosos muçulmanos serão homenageados durante o evento. Além disso, será realizada uma feira gastronômica para apresentar à comunidade um pouco da cultura muçulmana presente na região”, anunciou Anice. Para a vereadora, a criação do Dia do Povo Muçulmano é motivo de orgulho e celebração, pois reconhece a relevância da comunidade para Foz do Iguaçu.

“Temos aqui uma grande economia que é gerada em torno dessa comunidade. Foz do Iguaçu tem sido buscado como um destino turístico também de pais muçulmanos do Oriente Médio, porque sabem que aqui em Foz do Iguaçu tem um pouco da cultura, um pouco da gastronomia e muito da religião”, destaca Anice.

Comunidade muçulmana em Foz

A presença da comunidade muçulmana em Foz do Iguaçu vai além do aspecto econômico, incluindo também a esfera social e política. Profissionais de diversas áreas contribuem diariamente para o desenvolvimento local, deixando seu legado tanto na paisagem urbana quanto na identidade cultural da cidade.

O aposentado, Ideolmir Valverde, destaca sua experiência positiva com a culinária. “Conhecemos bastante da alimentação e gostamos muito.  É uma das comidas típicas de outro país que nos agrada muito”. Da mesma forma, a empresária Hiam Ghazaoui enfatiza a importância de compartilhar a cultura e a gastronomia muçulmanas com a comunidade local.

“O nosso trabalho é levar um pouquinho da nossa cultura, da nossa gastronomia, da nossa do nosso artesanato também, nós temos muitas peças decorativas e artesanais e levar para conhecimento de todos”, afirmou.