Dia do Povo Muçulmano é comemorado em evento na Câmara de Foz

por NICHOLAS JULIANO GALVÃO DOS SANTOS última modificação 15/05/2024 13h30
Proponente da lei que instituiu a data no Município, vereadora Anice conduziu ato que contou com uma mostra da culinária com produtos Halal
Dia do Povo Muçulmano é comemorado em evento na Câmara de Foz

Foto: Silvio Vera - Câmara Foz

A vereadora Anice Gazzaoui (PP), na manhã desta quarta-feira (15), organizou um ato solene na Câmara de Foz do Iguaçu celebrando o Dia do Povo Muçulmano, ressaltando neste ano a cultura e a gastronomia Halal. O Projeto de Lei 53/2013, de autoria da parlamentar, instituiu a data o dia 12 de maio, para essa comemoração. O evento reuniu membros da comunidade árabe presentes nas áreas social, econômica, arquitetônica e política da cidade. Foram homenageados empreendedores da gastronomia que promoveram uma amostra de pratos típicos preparados com produtos halal, que respeitam a religiosidade e a cultura do povo. Foz do Iguaçu abriga a segunda maior comunidade muçulmana do país.

A iniciativa busca valorizar a rica diversidade cultural e religiosa, promovendo a integração da comunidade. O evento teve participação do Sheik Mohamad Khalil e dos empresários Mohamed Marwan Tarabaine, Hussein Khalil Dia e Mohamad Hussein Ghazzawi e o pastor Vilmar de Azevedo. Além de Anice Gazzaoui, o ato também contou com a presença dos vereadores Alex Meyer (PP), Adnan El Sayed (PSD), João Morales (União) e Yasmin Hachem (PV).

A proponente da lei e organizadora do evento falou sobre a importância do ato. “Hoje nós escolhemos as empresas que trabalham com os produtos Halal, produtos que são permitidos, pessoas que trabalham sob a orientação religiosa, tanto na parte cultural, quanto na parte gastronômica. E é importante a gente valorizar essas pessoas, porque elas também valorizam a nossa religião muçulmana”, afirmou Anice. O presidente da Câmara, João Morales destacou: “Muito alegre, nós da Câmara ficamos feliz por achar o espaço para celebrar o dia do povo Muçulmano. A comunidade é parte integrante de Foz. Devemos sempre celebrar os povos da nossa cidade”.

“É uma coisa muito importante para nós, porque é o nosso folclore, nossa comida árabe, nosso povo muçulmano. Agradeço a Anice por esse evento importante sobre os muçulmanos, que deixou todos aqui em um coração só”, comentou a empresária Maiada Fawakhiri. Para Abdul Arab, também empresário, é uma data muito importante e se diz “muito feliz, lisonjeado pela homenagem principalmente ao ramo gastronômico que tanto cuida da nossa colônia”.

Clique aqui para mais fotos do evento.