Dia da Amazônia: a importância da preservação da floresta Amazônica

por Herika Quinaglia última modificação 05/09/2022 10h05


No dia 05 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia, um dos patrimônios naturais mais valiosos para a humanidade. A data, determinada através da lei federal 11.621/2007, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da maior reserva natural do planeta.


A Amazônia presta um grande serviço ecológico local e também global. Estoca cerca de um quinto de toda a água doce do planeta e tem suma importância na regulação do clima no continente. Possui a extensão de 8 milhões de km² que se estende por nove países da América do Sul, incluindo Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname, França (Guiana Francesa) e Brasil que detém a maior parte, cerca de 60% de toda a floresta. Além de se tratar da maior floresta tropical do mundo, essa grandiosidade natural também possui a maior biodiversidade do planeta.

Um relatório preliminar Especialista do Painel Ciência para Amazônia que aproximadamente 17% da floresta amazônica foi convertida para outras utilidades e pelo menos mais 17% foram degradadas. As pesquisas afirmam que Amazônia se aproxima de um ponto de “não retorno”, termo que vem sendo utilizado para determinar a perda da capacidade de regeneração do bioma.

Diante deste cenário, é essencial que, mais do que nunca, sejam criadas iniciativas voltadas à preservação da floresta amazônica para garantir o cuidado com o meio ambiente e colaborar com a nossa capacidade de ter condições de vida no planeta. Sem Amazônia, não há vida possível.