Destaque no segmento do esporte, técnico Claudio Lisboa é homenageado

por mariafernanda — última modificação 11/09/2019 09h52
Ele atua há 17 anos na área do esporte e é técnico de uma das melhores equipes de basquetebol feminino sub-14 do Brasil

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu homenageou Claudio Henrique Lisboa na manhã desta terça-feira (10) durante sessão ordinária. A moção de aplauso nº 09/2019 foi proposta pela então vereadora Rosane Bonho (Progressistas) e a placa da honraria foi entregue pelo Presidente da Casa Legislativa, Beni Rodrigues (PSB). Durante a cerimônia diversos amigos e familiares expressaram a admiração pelo homenageado por meio de um vídeo. Também marcaram presença no plenário ao lado da equipe de basquete feminino treinada por Claudio. O técnico esteve presente na preparação e aperfeiçoamento da seleção brasileira feminina de basquete na vitória do título Sul-Americano sub-14.

O vereador Elizeu Liberato (PR) falou em nome da casa sobre a motivação para concessão da homenagem. “Uma satisfação poder falar do Claudio. Ele tem a questão de ajudar todos de alguma forma. Essa é sua característica marcante. O esporte proporcionou mudanças significativas em sua vida. Não foi uma trajetória fácil, mas foi digna de seu crescimento, ajudando seus irmãos. O início de sua profissão foi muito difícil, mas nunca foi um obstáculo, porque sempre soube onde queria chegar. Os títulos foram aparecendo e durante o percurso agregando pessoas. Cada título foi conquistado com muito esforço. Com certeza o esporte é a forma mais barata de trazer cidadania. Esporte é agente transformador e ele acredita nisso” concluiu Elizeu.

“Muito obrigado a minha família por compreender eu ficar vários dias foras de casa. Temos treinos e competições em diversos momentos como feriados, finais de semana. Talvez essa seja a melhor gestão esportiva que Foz já teve com a atual Secretaria de Esportes. Quando voltei para cá éramos em dois técnicos de basquete. Nosso objetivo daqui há três anos é atingir mais atletas no basquete da cidade. Temos as equipes femininas mais fortes do país” declarou Claudio.

Trajetória no Esporte

De uma brincadeira de criança, Claudio se encantou com o basquetebol e atua há 17 anos na modalidade. Formou-se em Educação Física na Universidade Estadual de Londrina – UEL, onde continuou jogando basquete e participou de jogos em nível municipal, estadual e nacional. Trabalhou como técnico estagiário e realizou curso de arbitragem em basquete, logo tornando-se árbitro nacional, tendo arbitrado partidas pela Liga Nacional, Estadual e Regional.

Quando retornou a Foz do Iguaçu, Claudio percebeu a dificuldade de praticar e incentivar o esporte no município, porém persistiu com seu trabalho e hoje possui diversos títulos conquistados no decorrer dos anos sempre agregando pessoas com o mesmo intuito de fazer o esporte um agente transformador.

Clique aqui para mais fotos

Assista à reportagem da TV Câmara: