Demora na liberação de corpos é tema de cobrança da Câmara ao Executivo

por Diretoria de Comunicação última modificação 20/04/2020 09h03

As recorrentes reclamações de falhas no Hospital Municipal referentes ao serviço de verificação de óbitos (SVO) culminou em um requerimento. A cobrança, discutida e votada na sessão virtual desta quarta-feira, 15 de abril, teve a iniciativa da vereadora Inês Weizemann (PL), que entrou com a proposição exigindo informações oficiais e providências da prefeitura. O assunto causou reações de vários vereadores, dentre eles o vice-líder do Executivo na Câmara, Jeferson Brayner (PSD), que afirmou: “É um absurdo o que está acontecendo, muitas vezes a pessoa precisa resolver a burocracia, a papelada e os familiares ainda têm de encarar uma situação como essa, gerando demora injustificável e mais sofrimento. Vamos todos trabalhar fortemente para resolver essa questão”.

A requerente, vereadora Inês, argumentou: “Tem aumentado a reclamação do SVO, que está dentro do Hospital Municipal, mas ele é ligado direto à Vigilância Sanitária. É muito dolorido você saber que perdeu um ente querido e precisar ficar implorando para que o corpo seja liberado. Houve uma solicitação neste final de semana e outra na semana anterior. Estamos pedindo a escala médica porque parece que está claro que não há médicos para isso no período noturno. Eles precisam liberar o corpo e não deixar família sofrendo 10 ou 12 horas”. De acordo com Inês, o assunto é gravíssimo e exige medidas urgentes. “Vou fazer um comparativo e conversar com outras famílias que com certeza devem se pronunciar e vamos investigar para ver se os dados que nos enviarem como resposta do requerimento conferem”.O vereador Marcio Rosa (PSD) acrescentou. “É inadmissível que vejamos famílias esperando por 18h ou por 20h por falta de profissional para liberação de corpo. Que contratem mais profissionais se está faltando, mas que não deixem as famílias esperando”.

Vereador pede sanitização das ruas

O Vereador Celino Fertrin (Podemos) pediu a sanitização das principais ruas como medida de combate ao novo coronavírus, ao exemplo do que tem sido feito em outros municípios do país. “Em São Gonçalo (RJ) a sanitização das ruas está sendo feito com motos, como a mesma tecnologia usada na China. Em outros estados, como Goiás, isso também está sendo feito”. O Vereador quer saber da Prefeitura quais medidas estão sendo tomadas para limpeza das principais ruas de Foz do Iguaçu, tais como Avenida Brasil, Avenida J.K, Avenida Paraná, enfim, vias de grande circulação para deslocamentos necessários.