CTG Charrua recebe Moção de Aplauso na Câmara de Foz do Iguaçu

por Herika Quinaglia última modificação 23/06/2023 13h51
Homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Freitas em reconhecimento às atividades tradicionalistas
CTG Charrua recebe Moção de Aplauso na Câmara de Foz do Iguaçu

Foto: Christian Rizzi -CMFI

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu entregou nesta sexta-feira, 23 de junho, uma Moção de Aplauso ao Centro de Tradições Gaúchas Charrua de Foz do Iguaçu – CTG Charrua. A homenagem proposta pelo vereador Dr. Freitas (PSD) é uma forma de reconhecimento à entidade que opera sem fins lucrativos, atuando diretamente na valorização da cultura e nas tradições gaúchas. A Moção de Aplauso n° 3/2023 foi entregue ao representante da instituição, Maurelio Antonio Novelo na solenidade conduzida pelo 1° vice-presidente do Legislativo, Rogério Quadros (PTB).

CTG CHARRUA

Fundado em 1985, o CTG Charrua tem como lema “Com vincha e lança na mão, tudo pela tradição”. O nome é uma homenagem ao guerreiro Índio Charrua, sendo o CTG uma entidade tradicionalista que conta com 5 invernadas artísticas (pré-mirim, mirim, juvenil, adulta e veterana).

O Centro de Tradições contribui diretamente para o desenvolvimento da parte cultural gaúcha em Foz do Iguaçu, oferecendo aulas de violão, canção, danças de salão e declamação de poesias e realizando demais ações sociais.

RECONHECIMENTO DA CÂMARA

“O CTG é um lugar muito acolhedor. Muito próspero para as famílias cultivarem a tradição gaúcha e educarem seus filhos”, afirmou o proponente da honraria, vereador Dr. Freitas (PSD). Vídeos institucionais foram exibidos durante o pronunciamento na tribuna, apresentando registros da essência vivida no Centro de Tradições Gaúchas.

Após a entrega da placa da Moção de Aplauso, foram prestadas homenagens ao CTG Charrua, como a declamação da “Prece do Gaúcho”, por Letícia da Silva Vitor Model e com acompanhamento do violeiro David Humberto Barlota. Na ocasião, também foi apresentada a música “Escravo de Saladeiro”, por um membro do CTG, Gabriel Verçosa Taborda. O Patrão do ano de 2022 do CTG Charrua, Valmir Cardoso Model, também foi convidado para receber a homenagem.

Após a apresentação da prece e da canção, o patrão da entidade, Maurelio Novelo, agradeceu à Casa de Leis pela honraria: “A gente representa o município em vários rodeios e competições da tradição gaúcha. Agradeço a Câmara de Vereadores, em especial o Dr. Freitas, e a patronagem inteira, porque com isso nós temos forças. Podem contar conosco para tudo que esteja dentro das tradições gaúchas”.

ACESSE AS FOTOS DO EVENTO