Criação de polo gastronômico e cultural da Vila Yolanda está sob análise das comissões

por Diretoria de Comunicação última modificação 08/07/2022 10h49
Proposta é de autoria da vereadora Yasmin Hachem e pretende valorizar e reconhecer a história da região

Foto: Christian Rizzi

A Vila Yolanda, região conhecida em Foz do Iguaçu pelo apelo turístico- devido ao corredor da Avenida das Cataratas, que liga o centro da cidade até o Parque Nacional do Iguaçu. Agora, tramita na Câmara de Foz uma proposta de criar o Polo Gastronômico e cultural da Vila Yolanda. O projeto de lei 42/2022, que no momento aguarda parecer das comissões, é de autoria da vereadora Yasmin Hachem (MDB).

“A região da Avenida das Cataratas é historicamente empreendedora do município e por isso vamos criar o polo cultural e gastronômico da Vila Yolanda para valorizar e reconhecer toda história que essa belíssima região tem em Foz do Iguaçu”.
A proposta além de criar o polo gastronômico, tem por objetivo incentivar empreendimentos que visem a preservação histórica e cultural, valorização de bens patrimoniais e arquitetônicos e de animação turística, de convívio social, de entretenimento e de lazer do bairro. A prefeitura deve incentivar a promoção e ordenamento do local, mediante apoio de órgãos públicos e privados, com vistas a preservar o patrimônio arquitetônico; inovação e economia criativa; sinalização indicativa do polo; manifestações culturais; animação turística; iluminação pública, dentre outros aspectos.

A história da região remonta ao final dos anos 50, quando Tarquínio Joslin Santos, pai do ex-prefeito Osires Santois, comprou uma fazenda e neste período loteou a propriedade e em homenagem à filha, colocou o nome, surgindo então a “Vila Yolanda”. Segundo dados trazidos pelo projeto, cerca de 20 empreendedores atuam ali, mantendo restaurantes e lanchonetes de diferentes especialidades, cervejarias, pubs, galerias de arte, restaurante vegetariano e confeitaria. “Nossa atividade foi estabelecida aqui no bairro há mais de 15 anos e sabemos que esse projeto trará muitos benefícios para o bairro, principalmente desenvolvimento”, disse a empresária Sidy Perazzoli. Larissa dos Santos, gerente de restaurante, afirmou: “Acredito que esse projeto seja para a população reconhecer e os empresários serem reconhecidos também e fomentar o turismo de forma geral na cidade, focando na nossa querida Vila Yolanda”.