Crédito aprovado pela Câmara viabiliza obras de contenção de alagamentos

por Diretoria de Comunicação última modificação 06/03/2020 10h29
Nova etapa de recursos está sendo destinada para obras de escoamento da água na região do Horto Municipal
Crédito aprovado pela Câmara viabiliza obras de contenção de alagamentos

Foto: PMFI

Os alagamentos são um problema de longa data em Foz do Iguaçu. Há anos diversos moradores convivem com as ruas alagadas e com a água entrando nas casas e comércios. Contudo, na atual legislatura tem havido um esforço conjunto da Câmara e Prefeitura em resolver os problemas mais pontuais para que as pessoas deixem de sofrer a cada chuva intensa que ocorre na cidade.

Em 2019, a Câmara aprovou um empréstimo do município junto à Caixa Econômica, no valor de R$ 30 milhões, para que o Executivo conseguisse resolver os principais problemas de inundação. Somado a essa iniciativa, foi criada uma Comissão Especial que mapeou os principais locais, reuniu técnicos, propôs soluções e acompanhou de perto a realização das obras, várias delas em execução no momento.

Obras na região do Horto Municipal

A outra boa notícia é que agora, em 2020, a Caixa Econômica informou que liberou a terceira parcela do FINISA, o crédito para conter os alagamentos. Segundo o vereador João Miranda (PSD), que presidiu a Comissão de Alagamentos, esse recurso liberado será para pagar algumas obras que estão sendo finalizadas e realizar trabalho de escoamento da água na região do Horto Municipal, que ainda é uma área crítica.

De acordo com Miranda, “os R$ 10 milhões que são a terceira parcela do FINISA são para obra na área do horto municipal e galerias pluviais no bairro Patriarca”.

Inicialmente, a Comissão Especial foi formada por João Miranda; o ex-vereador Anderson Andrade; e Jeferson Brayner. Posteriormente foi designado o vereador Rogério Quadros, que substitui Anderson de Andrade. “A comissão fez todos os levantamentos, um mapeamento dos principais pontos de alagamento, análises técnicas e apresentou propostas para resolver os casos mais urgentes”, lembrou o vereador João Miranda.

Contenção de alagamentos

Durante o acompanhamento dos vereadores, foram verificadas as seguintes obras: Jardim São Luiz e Jardim São Paulo; ampliação da ponte no rio Mathias Almada, na rua Adão Rolon no Vale do Sol; ampliação galerias pluviais em várias regiões; pontes em diversas ruas da cidade, tais como  Vale do Sol  Avenida Água Marinha, Rua Arno Welter (Ouro Verde), Avenida General Meira, Rua Matilde (Jardim Califórnia), Rua Egito (Travessa com a Avenida Felipe Wandscheer), Avenida Silvo Américo Sasdelli, Av. Carlos Gomes, Rua Javaé; ponte no Arroio Ouro Verde e construção de galerias pluviais no Distrito Industrial.

Além disso, houve obras de drenagem de águas pluviais na Rua Golfinho, Jardim Morenitas e Horto, Rio Poty, Rua Prata, Rua Eldorado,  Jardim São Luiz , na bacia do Rio Mimby e extensa obra de ampliação das galerias na Rua Edmundo de Barros.  Na região do Rio Poty e Jardim São Luiz estão sendo feitas bacias de contenção. No bairro Vale do Sol verificou-se a construção de ponte, com objetivo de aumentar a vazão do Rio Mathias Almada e assim diminuir os alagamentos. Foram incluídas obras também no Festugatto, atrás do Terminal de Transporte Urbano e na região do Almada (Jardim Evangélico).

Os recursos vieram por meio de financiamento chamado FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), no valor de R$ 30 milhões, aprovado pela Câmara Municipal.