CPI realiza primeira reunião e pede documentos sobre contratos do transporte

por NICHOLAS JULIANO GALVÃO DOS SANTOS última modificação 23/05/2024 13h37
Convocada pelo presidente da comissão, vereador Kalito Stoeckl, reunião definiu primeiras medidas
CPI realiza primeira reunião e pede documentos sobre contratos do transporte

Foto: Herika Quinaglia

A primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Foz do Iguaçu, que apura supostas irregularidades na gestão do serviço de transporte coletivo, foi realizada na manhã desta quinta-feira, 23 de maio. Os membros trataram das medidas iniciais e definiram a sequência do trabalho de investigação. A reunião foi convocada pelo vereador Kalito Stoeckl (PDT), presidente da CPI - composta também pelos vereadores Edivaldo Alcântara (PSDB) como relator e Alex Meyer (PP) como membro.

Dentre as deliberações da primeira reunião constam: solicitação dos documentos referentes à quebra de contrato com o Consórcio Sorriso e os pareceres que fundamentaram a caducidade; solicitação dos contratos (emergencial e o vigente) com a Viação Santa Clara; envio de ofícios aos órgãos de investigação e de controle social como Observatório Social, GAECO, Gepatria, imprensa e demais vereadores para acompanhamento.

Com base nos documentos, a CPI deverá definir uma lista de pessoas para oitivas. “Fizemos a primeira reunião com os servidores da casa e de pronto decidimos como serão os trabalhos. A primeira providência foi pedir os relatórios das últimas intervenções no sistema e principalmente os pareceres favoráveis da Procuradoria do Município para o rompimento do contrato lá trás”, informou Kalito.

O presidente confirmou que a CPI está emitindo ofícios convidando os órgãos de controle a participarem. “Fazemos questão que eles participem efetivamente do trabalho, das reuniões, das oitivas, auxiliando e acompanhando. Já foi emitido ofício para todos os demais vereadores, no mesmo sentido, convidando e convocando, por mais que o regimento interno não prevê a composição de mais vereadores, nós fazemos questão que eles participem e colaborem”, reforçou.